Suplemento de 8 páginas será encartado na edição de amanhã

O marco histórico, que completou 50 anos, ganha vida em depoimentos de figuras locais que viveram o período.

PRUDENTE - Elaine Soares

Data 02/07/2014
Horário 08:20
 

Amanhã, os leitores de O Imparcial receberão com exclusividade o Mosaico, suplemento elaborado por Ricardo Mancini de Oliveira Barros e Viviane Cláudia Vieira do Nascimento, graduados em Comunicação Social/Jornalismo pela Facopp (Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). O informativo de oito páginas será encartado neste diário, já que foi produzido exatamente para este fim.

No conteúdo, um olhar diferenciado e aprofundado com foco no jornalismo cultural, vertente da ciência escolhida pelos pesquisadores que abordam o assunto de forma "alternativa", oferecendo um produto complementar para o segmento que o público está habituado a acompanhar. Os autores do projeto fogem do factual, partindo do princípio de que temas atemporais podem ser resgatados e bem trabalhados, caso da matéria principal do impresso que relembra os bastidores do golpe militar de 1964. O marco histórico, que completou 50 anos, ganha vida em depoimentos de figuras locais que viveram o período.

Ao folhear o Mosaico nesta quinta-feira o leitor ainda poderá mergulhar em diversas seções e apreciar desde poesias até fotografias. "O Mosaico complementa o conteúdo que publicamos diariamente com novas abordagens e assuntos diferenciados", indica Leandro Nigre, editor-chefe de O Imparcial. Giselle Tomé, professora orientadora do projeto, acrescenta. "Este trabalho se difere pela ousadia em buscar um jornalismo de profundidade, trazendo um olhar que foge da agenda cultural empregada por força do mercado", diz.

 

Produção

O impresso é peça prática do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos jornalistas, que demorou quase 1 ano para ser finalizado, já que seu pré-projeto foi apresentado em agosto do ano passado. Além do suplemento, eles ainda produziram o corte teórico do trabalho, que resultou em 175 páginas de pesquisa sobre o tema escolhido, informações que serviram de suporte para a confecção do projeto-piloto.
Publicidade

Veja também