Suspensão de aulas

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 10/06/2021
Horário 06:00

A Prefeitura de Adamantina, por meio do Decreto 6.372, de 7 de junho de 2021, suspendeu as aulas presenciais em todas as unidades de ensino da rede pública estadual.
A decisão pela suspensão foi tomada considerando o agravamento da pandemia causada pela disseminação da Covid-19, no município, o comprometimento do sistema local de saúde com ocupação de 100% dos leitos de UTI exclusivos de Covid-19, conforme informação da Santa Casa local e a necessidade de uniformizar a questão no território do município, a fim de garantir que as medidas sanitárias adotadas sejam mantidas por maior tempo, evitando que o fluxo de estudantes nas escolas aumente a incidência de contaminação pela Covid-19.

Meio ambiente

Para marcar a Semana do Meio Ambiente com ação concreta, o município de Irapuru contou com dois trabalhos que, conforme o prefeito Mazinho, foram de grandes valores. É que o Lions Clube de Irapuru Caçula, no sábado, fez o plantio de várias árvores na Praça do Lions e o mesmo clube, no dia 12, estará fazendo coleta de lixos descartáveis eletroeletrônicos, recolhendo um grande número de materiais inservíveis. O posto de coleta será ao lado do jornal A Voz, até as 11h. O prefeito assegurou que o clube veio complementar as atividades propostas para marcar o meio ambiente.

Bric

Um dispositivo se tornou um grande auxiliar na recuperação de pacientes internados com sintomas graves da Covid-19 também na Santa Casa de Osvaldo Cruz. Impermeável e transparente, duas unidades da Bric (Bolha de Respiração Individual Controlada) já entraram em operação. O equipamento é individual, descartável, com conexões respiratórias e serve de interface entre o paciente e o ventilador mecânico. O uso da Bric pode reduzir a inflamação pulmonar, melhorando a oxigenação e o esforço do paciente, prevenindo a intubação e evitando a ventilação mecânica invasiva com alto risco. Além disso, por ser um dispositivo estanque (vedado), diminui drasticamente as chances de contaminação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença

Ajuda da PM

O avanço da Covid-19 mobilizou prefeitos pertencentes ao Cisnap (Consórcio Municipal de Saúde da Nova Alta Paulista) a buscarem medidas mais restritivas visando diminuir a propagação da doença. Tais ações contam com apoio do 25º Batalhão da Polícia Militar, que participou de encontro com os gestores municipais na segunda-feira. 

Como ajudar

Conforme o coordenador operacional do 25º BPMI, major PM Julio Romagnoli, a corporação tem como função principal apoiar a fiscalização da Vigilância Sanitária nos estabelecimentos para cumprimento de horários definidos pela municipalidade e, junto com o órgão, fiscalizar também festas clandestinas, caso haja. “Também poderemos fazer dispersão de aglomerações conforme decreto estadual”, esclarece. As ações foram esclarecidas aos gestores de Dracena, Irapuru, Junqueirópolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Panorama, Pauliceia, Santa Mercedes, São João do Pau D'Alho e Tupi Paulista. A Polícia Militar também se coloca à disposição para prestar tais informações aos gestores de Pacaembu a Osvaldo Cruz.

Telefonia móvel

A região da Nova Alta Paulista está comemorando um grande avanço nas comunicações. É que o provedor de internet AbcRede, com sede e estrutura técnica em Tupi Paulista, que está utilizando os mais modernos equipamentos do setor, com uso de fibra ótica, com sua rede própria instalada em todos os municípios por ela atendida, agora passou a oferecer também a telefonia móvel. Foi lançada a telefonia “Abc4G” e além da adesão a novos interessados, o plano de portabilidade onde se mantém o mesmo número está superando as expectativas, incluindo até mesmo municípios fora da área, pois a abrangência é para qualquer ponto do país.

Auxílio empreendedor

A Prefeitura de Adamantina, por meio das secretarias de Fiscalização e Arrecadação Tributária e Finanças, divulga a lista final dos beneficiados com o auxílio empreendedor que foi instituído pela Lei 4047 de 23 de abril de 2021. Os pagamentos terão início na próxima segunda-feira (14), de acordo com a ordem de protocolo da adesão.
O auxílio atende às pessoas jurídicas e os profissionais autônomos que tiveram suas atividades suspensas, ainda que parcialmente, em decorrência da pandemia no exercício de 2021, de acordo com a Lei 4047 de 23 de abril de 2021.

Reflexão em trovas
Temos os olhos e a boca
Para ver e pra falar,
O ouvido e o coração
Para ouvir e para amar.
(José Costa)
 

Publicidade

Veja também