Suspensão de aulas afetará 54,5 mil alunos na região

Desde ontem, estudantes da rede pública de ensino começaram a ser dispensados do expediente escolar; a partir do dia 23 não haverá mais aulas nas instituições de ensino

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 17/03/2020
Horário 05:33
 Weverson Nascimento - Sônia Pelegrini: “Município também suspenderá aulas”
Weverson Nascimento - Sônia Pelegrini: “Município também suspenderá aulas”

Conforme decretado pelo governador João Doria (PSDB), na última semana, desde ontem foi iniciado um sistema de adaptação nas escolas estaduais, que resultará na suspensão das aulas a partir do dia 23 de março, segunda-feira. E somente na região de Presidente Prudente, isso quer dizer que a preocupação e os desdobramentos por conta do novo coronavírus, o Covid-19, deixará 54,5 mil alunos sem expediente escolar. O total de estudantes está alojado nas 150 unidades de ensino existentes no entorno, que é composto por quatro DEs (Diretorias Regionais de Ensino): Adamantina, Mirante do Paranapanema, Prudente e Santo Anastácio. O tempo da suspensão é indeterminado.

A medida, que visa intensificar o enfrentamento ao novo coronavírus, já está funcionando da seguinte forma: ao longo desta semana, conforme o Estado, o expediente já não contabiliza falta do estudante, deixando assim a presença facultativa. É uma espécie de tempo de adaptação, recomendação e orientação para os pais e responsáveis. “Uma delas é evitar que crianças e jovens permaneçam em casa sob a tutela dos avós ou parentes com mais de 55 anos”, uma vez que os idosos formam o grupo mais vulnerável, reafirma o Executivo estadual.

Com isso, a partir da próxima semana, a suspensão torna-se total, sem aula em qualquer unidade de ensino do Estado. “As decisões não são fruto de intuição ou decisões políticas. São decisões amparadas em fatos e informações de ordem técnica e se dão em virtude de circunstâncias, números e evidências”, afirma Doria. “Desde o início desta crise do coronavírus, nós temos dito que a avaliação seria feita diariamente e, até quando necessário, a cada hora, dadas as circunstâncias”, acrescenta.

MUNICÍPIO E

REDE PARTICULAR

Desta forma, o governo do Estado recomenda que a rede particular e os municípios sigam as mesmas medidas. E é o que farão, pelo menos em Prudente. Ontem, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB), decretou ações de enfrentamento do corona.  Uma delas é a suspensão de aulas nas escolas municipais, também a partir de segunda-feira. Contudo, a chefe da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Sônia Maria Pelegrini, revelou que as refeições fornecidas no horário de almoço ficarão mantidas aos “alunos em situação de vulnerabilidade, que residam próximo” às escolas.

Nessa semana, o município também vai operar no expediente escolar com a recomendação e orientação com os pais e alunos sobre a suspensão. Assim como fará a rede particular, segundo detalha o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Presidente Prudente e Região, Antônio Batista Grosso. “Vamos seguir a recomendação do sistema público”, reforça.

NÚMERO DE ALUNOS

DE Adamantina: 16,5 mil

DE Mirante do Paranapanema: 7,3 mil

DE Presidente Prudente: 22,3 mil

DE Santo Anastácio: 8,4 mil

Total: 54,5 mil

NÚMERO DE ESCOLAS

DE Adamantina: 47 escolas

DE Mirante do Paranapanema: 29 escolas

DE Presidente Prudente: 48escolas

DE Santo Anastácio: 26 escolas

Publicidade

Veja também