Sustentabilidade no agronegócio brasileiro

Muito se fala sobre o termo sustentabilidade, mas será que é possível ser eficiente na produção de alimentos e ser sustentável? A resposta é sim! 
A ONU (Organização das Nações Unidas) apresenta os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) com seu segundo objetivo: fome zero e agricultura sustentável, que tem como meta a erradicação da fome, alcançando a segurança alimentar, a melhoria da nutrição e promovendo a agricultura sustentável. 
Para o Agricultural Sustainability Institute (UCDAVIS) atingir a sustentabilidade em atividades agrícolas, é fundamental para alcançar três objetivos gerais: o ambiente saudável de produção, a obtenção de lucro econômico e equidade social e econômica. Dessa forma, é importante que qualquer tomada de decisão precisa ser focada na conservação e manutenção dos recursos naturais, preservando a água, o solo, o ar e o bem-estar das comunidades rurais, proporcionando melhores condições de vida e segurança alimentar das pessoas que produzem e consomem os alimentos.
A população mundial atingiu no mês de novembroa marca de 8 bilhões de habitantes. Como consequência disso temos um grande desafio, a necessidade da maior produção de alimentos, fibras e biocombustíveis. Entretanto, há o aumento no preço das terras, associado à crescente escassez de mão de obra e a necessidade da preservação das áreas naturais. Precisamos produzir mais pela mesma área, ou seja, aumentar a produtividade. E a agropecuária brasileira vem conseguindo aumentar seus índices produtivos, pois triplicou sua produtividade nos últimos 30 anos.
Por isso, é necessário investir em tecnologias acessíveis, fazer com que os estudos científicos cheguem aos produtores rurais com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva, resultando na lucratividade da atividade agropecuária.
Certamente com adoção de técnicas, como de plantio direto, uso de rotação de culturas, a integração lavoura pecuária floresta e a utilização dos microrganismos benéficos, vários benefícios são possibilitados e se consolidamnos cultivos mais variados, podendo ser adaptados conforme a região em que estão inseridos. 
Como resultados diretos podemos citar a diminuição da erosão, aporte de matéria orgânica e maior atividade microbiológica do solo, proporcionando o sinergismo na agricultura. Consequentemente, resultando em benefícios na produção dos alimentos e promovendo o destaque do Brasil como um grande produtor de alimentos de forma sustentável.
Portanto, realizar a sustentabilidade no agronegócio brasileiro é fundamental para aumentar a produção de alimentos, melhorar a segurança alimentar e principalmente garantir o suprimento das necessidades de nossa geração e das gerações futuras. Para tal, basta a adotar práticas responsáveis e que respeitam o meio ambiente.
 

Publicidade

Veja também