Em alusão à campanha Outubro Rosa, o tatuador prudentino Zé Linares está oferecendo, no decorrer deste mês, sessões gratuitas de tatuagens para reconstrução da aréola em mulheres que passaram pelo câncer de mama. Segundo o profissional, o principal objetivo é devolver a autoestima dessas pessoas que já passaram por tanta dor.
“É muito gratificante fazer alguma coisa que você sabe que vai mudar o humor, vai trazer de volta a autoestima, como a pessoa se vê. Como elas se sentem quando se olham novamente no espelho após a reconstrução”, expõe o tatuador, que atua desde 1986.
Segundo Zé Linares, essa ideia da micropigmentação areolar não é exclusiva do estúdio. Vários tatuadores de diversas regiões do Brasil têm essa iniciativa de ajudar as pessoas que passaram por problemas com câncer de mama, vitiligo ou outras doenças e precisam de reconstrução.
Ele cita também a parte de redução ou aumento de mama, em que toda vez que o mamilo é saturado vai perdendo a cor. Ou seja, ainda que apenas por estética em algum momento vai ter problema no acabamento e será necessário recorrer a um tatuador ou algo do tipo.
Então Zé Linares revela que o que acontece é que os profissionais da sua área têm uma procura grande durante todo o ano, principalmente porque, infelizmente, o câncer é uma doença democrática que afeta todo mundo, independente de raça, credo ou classe social, inclusive os homens, que também têm câncer de mama. Com menor incidência, mas também têm.
“A faixa de idade é uma coisa muito louca também, porque é desde as meninas mais novas até as senhoras de mais idade. Então, a gente, sabendo dessa necessidade, tentou estender a mão do jeito que pode, independente de classe social, se tem dinheiro ou não. Nossa ideia principal foi ajudar as mulheres que estão nessa situação”, acentua Zé Linares.
Zé Linares menciona que o trabalho está sendo divulgado pelo WhatsApp, por outras pessoas que já fizeram o procedimento, por amigos que estão repassando. “A ideia é o Outubro Rosa, mas se precisar, estendermos para atender todo mundo. Basta entrar em contato com a gente. Fazemos apenas uma pequena triagem para saber se a pessoa já está liberada pelo médico, se quer mexer em uma ou nas duas mamas, todos os dados são sigilosos e então agendamos’, explica o artista.
Ele pede que todos que puderem divulgar essa campanha a essas mulheres, se conhecerem alguma pessoa que, de repente, esteja numa situação assim e talvez não tenha coragem de ir sozinha, ajude-a. Faça companhia, incentive-a. Uma mão segurando a outra para alcançar o objetivo final lá na frente.
Perguntado a Zé Linares qual a importância para ele em oferecer esse serviço às mulheres acometidas por essa doença, e o que ele sente ao ver o semblante delas depois de finalizado o seu trabalho, ele diz que vê o quanto a tatuagem restauradora resgata, literalmente, a autoestima das pessoas. Que sente que está proporcionando para a pessoa algo que, na cabeça dela, não existia mais a possibilidade de melhora. Ele diz que quem perdeu um ou dois mamilos, ou tem cicatrizes nas mamas, jamais vai pensar que pode ter isso de volta. Que é muito difícil passar na cabeça dessa pessoa que viveu esse drama todo do câncer de que isso vai poder ficar muito parecido como o que era antes. Então, toda vez que faz 100% das aplicações, na hora já vê a pessoa sair sorrindo. “Pergunto se ela não quer ver no espelho. Nossa, a aura dela muda na hora! Me sinto gratificado por estar sendo instrumento daquela sensação boa do que aquela pessoa está sentindo depois de tanto problema, tanta luta, tanta carga com a doença. Ela sente aquele peso sendo retirado dela. Toda vez que ela se olhar no espelho vai poder se esquecer dessa parte ruim e se sentir leve”, alegra-se o profissional.
SERVIÇO
O WhatsApp para as interessadas no procedimento com Zé Linares é o (18) 18 99735-8500. O endereço do estúdio é Rua Pedro de Oliveira Costa, 275, Bosque (paralelo com a Avenida Washington Luiz, centro) Presidente Prudente.
Fotos: Cedidas
Imagens chocam, mas são a realidade do que muitas mulheres vivem
Aréola após cirurgia do câncer de mama
Aréola reconstruída com tatuagem
Zé Linares quer ajudar o máximo de mulheres que puder, indique a quem precisar