Taxa de isolamento atinge pico de 59% em Prudente

Município volta atingir o índice máximo já registrado anteriormente, ao longo da quarentena; recomendado é acima de 70%

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 22/04/2020
Horário 07:54
Governo do Estado - Índice mostra taxa de isolamento diária de cidades paulistas
Governo do Estado - Índice mostra taxa de isolamento diária de cidades paulistas

Presidente Prudente voltou a registrar uma taxa de isolamento social em 59% na segunda-feira, assim como já havia registado em dias anteriores, desde que o governo começou a monitorar a quarentena, por meio do Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente). Esse é o percentual máximo detectado até hoje pelo sistema, no município, desde então.

A última vez que o Simi-SP atestou a taxa de 59% em Prudente foi no dia 12. De lá pra cá, o monitoramento tem mostrado que a queda foi constante, até chegar aos 49%, no dia 17, quando voltou a subir. Mas, mesmo mais alta, cabe lembrar que, de acordo com o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus na capital paulista, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal, pensando no isolamento social para controlar a disseminação da Covid-19, é de 70%.

Mas a própria taxa de Prudente já foi pior, dentre os dias. Como noticiado por este diário, a cidade chegou a dividir o posto de pior taxa de isolamento, ao lodo do município de Limeira (SP). O pior índice foi no dia 12 de marrço: 28%

Em nota, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) voltou a dizer que entende que o isolamento social é a medida mais adequada para conter o avanço da pandemia, conforme orientam as autoridades de saúde de todo o mundo. “É importante haver esse entendimento por parte da população. Porém, cabe ressaltar que o decreto de quarentena em vigor, com a definição dos estabelecimentos que podem ou não permanecer abertos, é de competência estadual, ao qual o município está submetido”, reforça.

De acordo com o governo estadual, a central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. O Simi-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, OI e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas.

Publicidade

Veja também