Teatro do Matarazzo recebe hoje concerto gratuito com 3 corais

No local, público confere às 20h, amplo repertório brasileiro, formado por canções populares e folclóricas

VARIEDADES - Danielle Merlin

Data 27/06/2014
Horário 09:09
 

O Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente, dá sequência à sua programação especial de inauguração, com atrações gratuitas, e recebe nesta noite o concerto "Canta Brasil", com os corais Amélia Bazan, Feminino Apampesp e Vozes Prudentinas.

De acordo com regente Ana Rita Chizzolini, a apresentação será realizada pelos três grupos, cada um cantando seis músicas de seu repertório brasileiro, formado por canções populares e folclóricas. Entre elas, "Azulão", "Casinha Pequenina", "Luar do Sertão", "A Majestade o Sabiá", "Canções e Momentos", "Samba do Arnesto", entre outras, mesclando compositores como Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, Roberta Miranda, Tim Maia, Dorival Caymmi (que completaria 100 anos se estivesse vivo), Chiquinha Gonzaga e peças de nosso cancioneiro folclórico.

Jornal O Imparcial Vozes Prudentinas gravou seu 1º CD em 2001 e já se apresentou na Argentina e Paraguai

No final, os corais se encontram no palco para interpretar a canção "Canta Brasil", que dá nome ao show. "O evento faz parte dos concertos de inauguração do espaço e contará com iluminação e efeitos de imagens pertinentes ao tema", adianta Chizzolini.

A entrada é franca, mas é necessária a retirada do ingresso para assistir o show. Todos foram distribuídos, sendo que a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) reservou 100 deles para serem distribuídos hoje, com duas horas de antecedência, na portaria do teatro. A apresentação é de Maria Claudia Chizzolini, regência de Ana Rita Chizzolini e, nos teclados, Luciana Carolina de Faria.

 

Amélia Bazan


O Coral Amélia Bazan começou suas atividades no dia 6 de março de 2010, formado por 20 voluntários do grupo Legionários do Bem da Associação Assistencial Adolfo Bezerra de Menezes. Fez sua estreia na sede da associação no dia 6 de maio, dia do aniversário de dona Amélia Bazan. Participou do Encontros de Corais da Casa do Médico de Presidente Prudente, Encontro de Corais Espíritas em Dracena e apresentou-se na abertura oficial das comemorações dos 35 anos do Hospital Bezerra de Menezes.

 

Coral Apampesp


Pela iniciativa da Associação dos Professores Aposentados do Estado de São Paulo, o Coral Feminino Apampesp foi formado com o objetivo de unir os associados e realizar um trabalho conjunto que pudesse fazer parte das atividades realizadas pela associação e, ao mesmo tempo, representasse a entidade nos eventos por ela organizados.

A ideia foi criar um coral onde somente mulheres pudessem participar, devido à grande variedade de repertório encontrado para este tipo de grupo e a disponibilidade das professoras em fazer parte. Formado em fevereiro de 2005, possuindo em seu repertório músicas folclóricas, populares e eruditas, o grupo já participou de encontros de corais em São Lourenço (MG), Poços de Caldas (MG), Prudente, Presidente Venceslau e Treze Tílias (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Argentina em 2013, além de apresentações culturais em creches, asilos e hospitais na cidade.

 

Vozes Prudentinas


O coral foi fundado em novembro de 1992. A princípio, coral de empresa, hoje faz um trabalho autônomo. Do grupo,  fazem parte 24 elementos, que ensaiam duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h. Já participaram de muitos eventos na cidade e região, como missas, colação de grau, encontro de corais em Prudente, Lins (SP), Marília (SP), Anápolis (GO), São Paulo, São Lourenço, Poços de Caldas e Belo Horizonte (MG) e Treze Tílias, onde recebeu o troféu "galo do tirol" em 2009 e 2010, como o melhor coral do festival.

Neste ano, participou do Festival Internacional de Corais Três Fronteiras, cantando na cidade de Foz do Iguaçu, Argentina e Paraguai. O grupo possui um CD, intitulado "Gotas Musicais" e gravado em 2001, com músicas sacras, populares e folclóricas.

 

saiba mais

PROGRAMAÇÃO


Além do concerto "Canta Brasil", desta noite, o público confere no domingo, às 20h, show musical da cantora, produtora e professora Adriana Cavalcanti. A apresentação terá grandes clássicos do baião, bossa nova e samba, evidenciando suas essências musicais como intérprete. A programação com espetáculos gratuitos do Teatro Paulo Roberto Lisboa segue até 31 de julho.
Publicidade

Veja também