Técnico de caratê é homenageado pela Semepp

Carreira do professor Xandão é relembrada no “Memória Esportiva” de hoje; reconhecer e valorizar o trabalho dos seus profissionais são os objetivos da pasta com o projeto

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 07/06/2020
Horário 11:34
Cedida - Xandão exibe troféus de quando foi pentacampeão Brasileiro  de Caratê Geral, no ano passado
Cedida - Xandão exibe troféus de quando foi pentacampeão Brasileiro  de Caratê Geral, no ano passado

Seguindo as homenagens aos profissionais que se dedicam ao esporte, o agraciado de hoje pela Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente) é o professor Alexandre Vieira Arantes Serra, conhecido carinhosamente no meio por Xandão, 42 anos. Ele, que é técnico da equipe de caratê da pasta, foi o primeiro prudentino a representar a cidade no 1º Campeonato Mundial Juvenil da modalidade pela WKF  realizado em 1996, na cidade de Johanesburgo, na África do Sul. 

Reconhecimento e valorização são os objetivos da pasta aos seus profissionais com estas homenagens, neste momento em que todas as atividades estão suspensas por orientações  da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Decreto Municipal 30.731/2020, devido à pandemia do novo coronavírus.

Filho das terras de Marcondes e Goulart, Xandão estudou na rede pública de ensino, e se formou pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) como  técnico em mecânica geral. Mas foi a graduação em Educação Física Plena e sua  pós em Fisiologia, Metabolismo do Exercício e Treinamento na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) que o levaram para os tatames para ensinar uma das artes marciais asiáticas praticadas em todo o mundo.

O hoje faixa preta 5º Dan da FPK (Federação Paulista de Karatê) e da CBK (Confederação Brasileira de karatê) iniciou sua carreira  na modalidade em 1991, na quadra municipal, em Regente Feijó, com o professor e técnico Luiz Otavio Aranha Lacombe. Em pouco tempo, já passou a treinar com a equipe principal na cidade de Prudente, na academia de Lacombe.

Como atleta, integrou as seleções Paulista, Goiana e Carioca. E defendeu vários clubes, como o local TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente), Clube de Regatas  Vasco da Gama, entre outros.

“SINTO PRAZER EM DEFENDER AS CORES DO MEU MUNICÍPIO E ESTADO. TRANSMITIR ÀS CRIANÇAS,  ADOLESCENTES E ADULTOS UM POUCO DO QUE EU VIVI E APRENDI COM O ESPORTE, COMO ATLETA E TÉCNICO”

Xandão

O trabalho é muito, assim como as conquistas. E por isso Xandão diz só ter a agradecer  ao esporte, pois através dele, escolheu o caratê, que lhe proporcionou estudar e ter seu ganha-pão. O esporte lhe deu além de títulos, muitos amigos. “Tive o prazer de representar minha cidade,  meu Estado e meu país. Hoje estou muito feliz trabalhando na Semepp, que me possibilita transmitir às crianças,  adolescentes e adultos um pouco do que eu vivi e aprendi com o esporte, como atleta e técnico. Sinto prazer em defender as cores do meu município e Estado.  Assim vou construindo um legado da modalidade  em nossa cidade”, ressalta Xandão, esposo de Josiane de Oliveira Pirão Serra, pais de Pedro Serra, 10 anos.

Mestre dissemina a arte do caratê

A trajetória como professor começou na antiga Academia Luiarte (95). Depois ele passou pela Anaconda Sport Center (98 a 2000). Os trabalhos na Semepp começaram em 2009, como professor de futsal e futebol de campo e de caratê no Projeto Social por dois anos, no Ginásio de Esporte da  Vila Iti.

Paralelo aos trabalhos, Xandão atendia 40 crianças e adolescentes na Sociedade  São Vicente de Paulo no Conselho Central dos Vicentinos (2001 a  2012), dando aulas da arte marcial.

Ele também atuou como coordenador da Praça da Juventude Francisco Vinha, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta durante seis anos. Foi onde tiveram início as escolinhas de iniciação esportiva juntamente com o professor Renato Franco (in memoriam) na modalidade de caratê. Trabalhou também com iniciação esportiva  de futsal, futebol e ginástica para mulheres e idosas em 2012. Ele conseguiu colocar o local como referência nacional  de modelo de utilização de praça pelo Ministério dos Esportes. 

Com o falecimento trágico e precoce do técnico Renato Franco, em outubro de  2014, Xandão passou a acumular o cargo de professor das escolinhas de formação e de  técnico da cidade. E no ano seguinte, foi convidado como  técnico da Federação Paulista, cargo em que está até hoje. (Colaboração Marcos Chicalé)

Box 1

TÍTULOS COMO ATLETA
1995 - vice-campeão individual e  3º colocado por equipe Pan-Americano em Curação, no Caribe;
1995 - pentacampeão dos Jogos Regionais;
1995 - campeão geral dos Jogos Abertos de São José do Rio Preto;
1996 - 5º colocado no 1º Campeonato Mundial Juvenil de caratê, pela WKF em Johanesburgo, na África do Sul;
1998 - Campeão Brasileiro de Clubes;
1999 - Campeão Jogos Regionais de Oswaldo Cruz;
1999 - Campeão Carioca de Equipes;
2000 - Bicampeão Brasileiro de Clubes;
2001 – Campeão do Campeonato Paulista, em Serra Negra;
2001 - Campeão Paulista Open e vice-campeão Paulista acima de 80 kg (quilos).

Box 2

TÍTULOS COMO TÉCNICO
2015, 2016, 2017, 2018 e 2019 - atual  Pentacampeão Brasileiro de Caratê Geral;
2015 - Campeão Paulista Geral com a equipe na fase regional;
2016 - Campeão Paulista Geral com a equipe e na fase final;
2016 - Campeão Paulista Geral com a equipe na fase regional;
2017 - Vice-campeão Paulista Geral com a equipe e na fase final;
2018 - Campeão Paulista Geral com a equipe na fase regional;
2018 - Campeão Paulista Geral na fase regional;
2019 - Campeão nos Jogos Regionais no feminino e masculino;
2019 - Vice-campeão Paulista geral na fase regional;
2019 - Vice-campeão Estudantil Geral Feminino;
2019 - Vice-campeão Paulista Geral na fase regional;
2019 - Vice-campeão nos Jogos Regionais Masculino;
2019 - Campeão nos Jogos Regionais Feminino;
2019 – Teve um atleta seu Campeão Pan-Americano no Equador;
2019 – Atleta medalha de bronze Sul-Americano, na Bolívia.

Fotos: Cedidas

Uma boa lembrança da Seleção Brasileira de 96, na África do Sul


Ao lado da esposa Josiane e o filho Pedro, ele comemora as conquistas da carreira

 

 

Publicidade

Veja também