Tecnologia e abordagem ajudam a mudar perspectivas de aulas

SINOMAR CALMONA

A pedagoga e diretora de escola, Adriana de Oliveira, foi aprovada para receber o título de mestre em Edudação

COLUNA - Sinomar

Data 21/03/2024
Horário 05:15
Foto: Homero Ferreira

O uso de recursos educacionais abertos, que são suportes de mídia de domínio público, e a abordagem criativa design centrado no ser humano podem mudar as perspectivas de aulas, a partir do planejamento feito pelos professores em relação à aplicação de conteúdo de suas disciplinas. Conforme constatado em pesquisa, são condições que, em seus resultados finais, aumentam o interesse e motivação dos alunos, com aulas mais significativas, produtivas e dinâmicas; além de facilitar a produção de conteúdo.
A pedagoga e diretora de escola na rede municipal de ensino de Assis, Adriana de Oliveira, chegou a tal conclusão ao desenvolver a sua pesquisa no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unoeste. A dissertação “Planejamento Docente: incorporação do design centro no ser humano e de recursos adicionais abertos” foi levada à defesa pública na tarde de segunda-feira desta semana.
O trabalho foi orientado pela professora Dra. Raquel Rosan Christino Gitahy e avaliado pela Dr. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, na condição de membro interno, e Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol, convidada externa junto a Uninove (Universidade Nove de Julho), de São Paulo. Adriana de Oliveira foi aprovada para receber o título de mestre em Educação, com elogios da banca examinadora à orientanda e orientadora, pela produção de conteúdo de impacto no planejamento docente.

OUTONO
A partir de agora, as noites serão mais longas. É outono, até 21 de junho. Na região de Presidente Prudente, teremos dias com característica de inverno, e dias como se fosse verão. As temperaturas ficam mais amenas, mas alguns dias podem ser quentes como no verão, com pancadas de chuva e temporais localizados.

PERIGO
Motoboys trafegam como se tudo lhes fosse permitido e possível. Arriscam a própria vida e a de terceiros em manobras ousadas para desembaraçarem-se dos transtornos do trânsito. Óbvio que muitas vezes não conseguem e aí a vida derrapa nas rodas da imprudência.

RAPIDINHAS
...
O DJ Alok doou todos os royalties de uma nova versão de “Pi Po Po Po Ro Po”, música que estourou no Brasil, para o cantor Pedrinha Moraes, que teve a canção derrubada do Spotify.
...
“Pi Po Po Po Ro Po” é uma releitura do sucesso dos anos 90, “Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop). O hit estourou e chegou até a editora oficial dos direitos da música. Como Pedrinha não tinha autorização para gravar o hit, a música foi tirada do ar.
...
Quando tudo parecia sem esperança, o DJ Alok entrou em campo. Ele ligou para Pedrinha e ofereceu ajuda. Juntos, os dois vão relançar a música, e Alok cedeu 100% dos direitos autorais para o cantor, que já planeja realizar o sonho de comprar uma casa com o valor!
...
Comovente lição de amor a história da professora que cozinha e alimenta alunos de escola em área rural de Gana.
...
E tem aquele cara que não se contenta em enviar spam e fake news para seu WhatsApp, e manda a mesma coisa para o Messenger do Facebook.
...
Personal trainer reclamava outro dia de alunos mais dispostos a fotografarem os treinos, do que de fato treinarem.
...
Ponto final: Compartilhe sua inspiração.

Publicidade

Veja também