Tecnologia e o novo cidadão global

O avanço tecnológico impulsionado por ações inovadoras e a consequente influência em todos os cenários do mercado exige um perfil profissional atualizado e atento a todas as mudanças. Sabemos que tais inovações não afetam apenas a vida profissional, mas tem influência direta nas interações humanas e no convívio efetivo em sociedade. No entanto, o surgimento de novas soluções tem sido proporcional à velocidade que, muitas vezes, deixamos de lado as principais características da essência humana.

Imagine a quantidade de ensinamentos que exploramos ao longo da vida: teórico, técnico, científico, operacional e todas as importantes vertentes que agregam em nosso crescimento. No entanto, às vezes nos esquecemos das principais habilidades destacadas como fundamentais para o profissional e cidadão do presente e do futuro que são aquelas relacionadas ao comportamento e atitude humana: as soft skills.

Em um cenário de evolução e presença de tecnologia, as soft skills aparecem para confirmar que o desenvolvimento tecnológico é benéfico e altamente necessário, mas a humanidade não pode ignorar a essência humana. Tal aspecto é ressaltado em diversas investigações, como aquelas realizadas pelo Fórum Econômico Mundial em discussões de estratégias para a globalização, que destaca um conjunto de habilidades essenciais do profissional do futuro e, todas elas, são relacionadas às características comportamentais.

Não tenho dúvidas que as tecnologias integradas com as nossas capacidades humanas resultarão em um futuro promissor

Diante desse cenário, o novo cidadão global terá contato cada vez maior com tecnologias e inovações desenvolvidas com inteligência artificial, realidade aumentada, internet das coisas, data science, manufatura aditiva e computação em nuvem, porém, é e será essencial focar também nas capacidades inerentemente humanas, se preocupando com as interações sociais, trabalhando a inteligência emocional, apurando o senso crítico, desbloqueando a criatividade e, sobretudo, amplificando a capacidade de sentir e demonstrar empatia.

Não tenho dúvidas que as tecnologias integradas com as nossas capacidades humanas resultarão em um futuro promissor, mas antes disso, precisamos direcionar nosso olhar para o presente e não esquecer do aspecto mais importante da vida: o foco nas pessoas.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também