Teleconsulta é opção durante a pandemia

Empresa prudentina é uma das primeiras no ramo e oferece gratuitamente aos clientes o módulo da plataforma Paeeon, que permite consultas sem que o paciente precise sair de casa

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 30/04/2020
Horário 08:31
Marcela Ferreira/Cedida - Jair demonstra a plataforma de teleconsultas do Paeeon, com prontuário eletrônico e imagem do paciente
Marcela Ferreira/Cedida - Jair demonstra a plataforma de teleconsultas do Paeeon, com prontuário eletrônico e imagem do paciente

A empresa prudentina Activit, autointitulada “tecnologia em gestão de saúde”, está entre as pioneiras no Brasil na realização de teleconsultas, por meio do software digital de saúde com prontuário eletrônico criado por eles, o Paeeon. Realizar consultas por teleconferência é algo muito novo no país, foi autorizado somente depois do início da pandemia. Por meio da Portaria 467, o Ministério da Saúde permitiu tais instrumentos pela segurança que propiciam a pessoas nos grupos de risco para a Covid-19. As teleconsultas contemplam a emissão de receitas e atestados médicos à distância, desde que assinados com certificado digital no padrão da ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Junto de Ivan Orosco e David Farina, o bacharel em sistemas de informação e diretor de negócios da Activit, Jair Tavares, é um dos sócios da empresa fundada em 2014. Segundo ele, o Paeeon surgiu como software para sistematizar desde consultórios médicos a hospitais, tanto para a segurança dos pacientes quanto para a gestão de empreendimentos destinados à saúde. “Faz com que os gestores tenham mais tempo para atividades estratégicas e os profissionais da assistência tenham mais tempo para dar atenção para os pacientes”, explica.

Agora o mesmo programa permite que pacientes e médicos se encontrem remotamente, de forma que o paciente, durante o isolamento social, não precise sequer sair de casa. Com o prontuário eletrônico, o médico consegue emitir receitas, atestados e laudos com assinatura digital, que podem ser transferidos por e-mail aos pacientes e, da mesma forma, enviado por e-mail às farmácias, algumas entregam os medicamentos em casa. As receitas com assinatura digital são aceitas pelo CFF (Conselho Federal de Farmácias).

Jair destaca a segurança do procedimento. “Como tudo acontece dentro do Paeeon, nenhuma informação médica do paciente fica em aplicativos externos, o que garante segurança jurídica para os usuários”, destaca. Além disso, a cada dois anos, o CFM (Conselho Federal de Medicina) certifica o software legitimamente prudentino.

TRABALHO

HUMANIZADO

O módulo de teleconsultas do Paeeon está sendo disponibilizado gratuitamente a médicos que já possuem o software. Segundo Jair, a adesão tem ocorrido em todo o Brasil, ele cita capitais como Vitória (ES), São Paulo (SP) e Campo Grande (MS), como locais onde a alternativa tem se difundido. Em Presidente Prudente, ele afirma que já existem médicos que estão utilizando a plataforma.

“O médico cria a teleconsulta, o paciente recebe um SMS ou e-mail com a data, horário e o link para a sua teleconsulta e este tem acesso à teleconferência. O link pode ser enviado para mais de uma pessoa, alguém que tenha mãe idosa, por exemplo, e queira participar da consulta para receber as orientações, consegue participar também”, explica.

“A grande importância de garantir atendimentos de saúde durante a pandemia parte da preocupação de uma empresa de tecnologia em saúde, muitas pessoas têm medo de ir ao hospital e clínicas por conta do novo coronavírus, tem gente, especialmente pacientes oncológicos, com agravo do quadro de saúde ou até morrendo por não procurarem médicos durante o período”, destaca Jair, lembrando que se o profissional de saúde identificar a necessidade de consulta presencial ou encaminhamento ao hospital, assim fará.

O diretor de negócios crê que a telessaúde pode se tornar definitiva, a depender da regulamentação do governo federal. “Vem ao encontro de um problema do Brasil, as regiões com pouco acesso à saúde. A teleconsulta democratiza a saúde”, ressalta.

SERVIÇO

Os contatos da Activit são:

Telefone: (18) 3908-2568

E-mail: contato@activit.com.br

Site: www.activit.com.br

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