Tema predominante

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 01/03/2023
Horário 03:33

O assunto dengue foi o mais abordado na sessão ordinária da Câmara Municipal de Prudente na noite de segunda-feira (27). Teve solicitação, vereador se colocando à disposição e sugestão para por em votação a suspensão da compra de carro.

INICIATIVA ELOGIADA
O vereador Demerson da Saúde (PSB) elogiou o prefeito Ed Thomas (sem partido) e o secretário Breno Casari pela ampliação de atendimento na saúde neste momento de situação de emergência por causa dos altos índices da dengue.

PEDIDO PARA O SANTANA
Ao mesmo tempo, o vereador fez pedido para que seja designado mais um enfermeiro para o centro de tiragem do Jardim Santana, para que passe a ter um na recepção e outro no acompanhamento da medicação, junto aos médicos e auxiliares de enfermagem.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Por sua vez, o vereador William Leite (MDB) falou de sua vivência prática como orientador do Projeto Aedes Aegypti, no começo dos anos 1990, e se colocou à disposição do Poder Executivo para trocar experiências.

PREVENÇÃO E CONTROLE
A sugestão foi de várias ações permanentes, com o entendimento que a dengue é, antes de tudo, trabalho de prevenção e de controle; caso contrário, pode haver pandemia. Em 12 meses de 2022, morreram cinco pessoas. Em 2 meses de 2023, morreram duas.

INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO
Para William, dengue tem a ver com informação, educação e ação. É que foi feito no seu tempo de projeto, com visita de casa em casa, arrastões nos finais de semana, pulverização nos fundos de vale e palestras nas escolas.

EQUIPES E SUGESTÃO
Eram cinco equipes que juntas tinham cerca de 40 trabalhadores divididos em setores: norte, sul, leste, oeste e centro. O vereador sugeriu para o momento que a administração municipal faça contratações temporárias, valendo-se da situação de emergência. 

FORÇA DO MOSQUITO
No meio de sua fala, um relato que causou emoção: o fato do mosquito da dengue ter derrubado seu pai, o pedreiro aposentado José Leite que, aos 88 anos de vida e que nunca tinha sido internado, antes do último final de semana.

RECURSOS DO GOVERNO
O presidente da Câmara, Tiago Oliveira (PTB), disse que esteve na visita do secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, e teve a informação de que na próxima semana o governo enviará recursos para combate à dengue. 

DENTRO DAS CASAS
Tiago reproduziu uma fala do secretário: a de que 85% dos focos de dengue estão dentro das casas. Informação que, na sua origem, deixou o entendimento da busca de amenizar ou até de eximir a responsabilidade do poder público.

PEDIDO REITERADO
O vereador Dr. Enio Perrone (União Brasil) voltou a manifestar o pedido de que a mesa diretora da Câmara suspenda a licitação da compra de veículo no valor de R$ 153,2 mil e destine esse dinheiro para ajudar em ações de combate à dengue.

SUGESTÃO DE VOTAÇÃO
Em decorrências de suas economias, a Câmara destinou recursos para a Prefeitura em momentos críticos da pandemia do coronavírus. O Dr. Enio sugeriu colocar em votação para os 13 vereadores decidirem sobre a suspensão de licitação ou não.

Publicidade

Veja também