Tempo da decisão

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 08/10/2021
Horário 04:19

O Plantão conversou com a vereadora Professora Joana D´Arc (PSB) sobre sua decisão de trocar a Câmara pela Secretaria Municipal de Educação. Ela disse que o convite do prefeito Ed Thomas (PSB) foi no começo da semana e foram três dias para responder. 

RELAÇÃO AMPLIADA
Após conversar com as suas filhas, ouvir algumas pessoas mais próximas e orar em busca por um sinal de Deus; resolveu aceitar por entender que não irá interromper, mas sim ampliar a sua relação com a população prudentina. 

HISTÓRIA DE VIDA
Outro motivo em aceitar ser secretária reside no fato de sua ampla experiência como gestora educacional, aposentada pelo Estado como diretora, que teve papel decisivo em manter a Escola Monsenhor Sarrion como referência do ensino público.  

BOM TRABALHO
Eleita vereadora com 1.339 votos, tem o entendimento de que grande parte foi do segmento da educação, especialmente ex-alunos. Vem fazendo bom trabalho na Câmara, inclusive na busca de soluções para problemas desse setor.  

POSSE NO DIA 1º
Joana D´Arce permanece na Câmara até o final deste mês e tomará posse no 1º de novembro. O anúncio oficial de que assumirá a secretaria foi feito ontem à tarde no gabinete do prefeito, com as presenças dos vereadores da bancada do PSB.

TRÊS PRESENÇAS
Lá estiveram o presidente da Câmara, Demerson Dias e Ivan Itamar, que após o ato solene ficaram para conversar com o prefeito. Também esteve presente a professora Francisca Maria Chagas, que pediu exoneração e está deixando a secretaria. 

TROCA-TROCA
Francisca era assessora da Secretaria Municipal da Educação até a exoneração da professora Sonaira Fortunado, em 14 de julho deste ano, quando então passou a exercer o cargo de secretária interinamente.

QUEM ASSUMIRÁ
Com o afastamento de Joana D´Arc da Câmara, a vaga será ocupada pelo suplente Anderson Silva (PSB), servidor público estadual no sistema penitenciário e que exerceu o cargo de vereador na legislatura anterior. 

POR DUAS VEZES
Anderson também ficou como suplente nas eleições de 2016, quando obteve 1.251 votos. Com a cassação do eleito Marcelo Trovani, acabou assumindo o cargo. Foi candidato à reeleição e ficou em 17º entre os mais votados, com 1.160 votos.

OUTROS NA FRENTE
Como são 13 vereadores, nas eleições do ano passado, além dos eleitos, três outros candidatos ficaram na frente de Anderson: Geraldo da Padaria (PTB) com 1.188; Alba Lucena (DEM) com 1.182, e Fernando Gesse (Podemos) com 1.172. 

MESMO PARTIDO
Porém, como Joana D´Arc é do PSB e depois dela o mais votado do partido foi o Anderson, então ele assume o cargo. Já a liderança do PSB na Câmara, que vem sendo exercida pela vereadora, possivelmente será transferida para Ivan Itamar.

ALUNO E PROFESSORA  
Morador da zona leste, onde tem a sua base eleitoral, Anderson estudou o ensino básico na Escola Professora Clotilde Veiga de Barros, no Jardim Santana. Joana D´Arc foi diretora lá por nove anos e teve o suplente a vereador como seu aluno. 

Veja também