Tempo do Advento: espera e preparação para vinda de Cristo

Período, que engloba os quatro domingos antes do Natal, começou anteontem; conforme a tradição católica, trata-se de um momento para celebrar a chegada do menino Jesus ao mundo

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 30/11/2021
Horário 08:00
Foto: Arquivo / Weverson Nascimento 
Montagem do presépio convida as pessoas a prepararem a casa para celebração do nascimento de Jesus
Montagem do presépio convida as pessoas a prepararem a casa para celebração do nascimento de Jesus

Começou no dia 28 deste mês, o Advento, período que engloba os quatro domingos antes do Natal. Conforme a tradição católica, trata-se do período de espera por aquele que há de vir, por isso a palavra “advento”. Este tempo representa para a igreja a vivência do mistério de espera e preparação para vinda de Cristo. 
De acordo com o pároco da Paróquia São Judas Tadeu, Tiago da Silva Carvalho, nesse período os fiéis são chamados a viver a esperança de um novo tempo, buscando a reconciliação e o perdão. Trata-se também de um momento de espiritualidade mais profunda e íntima com Deus. “É um momento de colocar as coisas em ordem e nos preparar para celebrar o Natal, não somente como uma festa, mas como uma oportunidade de renascer e reconstruir em Cristo”.
Tiago também acrescenta que é um tempo em que os católicos são chamados a uma conversão sincera, que frutifica na caridade e na compaixão e, que, inclusive, precisa ser vivida todos os dias. “Natal para nós, em Cristo, é o nascimento do Salvador, mas também a esperança de que com Ele nasça ‘uma nova humanidade’”, enfatiza.

Tradição católica

O Tempo do Advento é norteado por alguns ritos católicos, enfatiza o sacerdote. Um deles é a montagem do presépio, um gesto que convida os fiéis a prepararem a casa para celebração do nascimento de Jesus.
Neste período, a igreja também prepara a coroa do Advento, que simbolicamente vai lembrando a comunidade sobre o tema a ser celebrado em cada domingo, e também que a data de chegada de Cristo se aproxima. Além disso, a coroa simboliza e comunica que, naquela igreja, casa ou qualquer espaço em que ela esteja, vivem pessoas que se preparam com alegria para celebrar a vinda de Deus ao mundo.

Quatro domingos

Durante os quatro domingos, os fiéis trabalham as seguintes perspectivas, conforme descreve o sacerdote: 
- [1º domingo] A Perseverança e a Vigilância: é preciso estar preparado, mas também disposto a receber Jesus, por isso se ascende a vela roxa. 
- [2º domingo] A Esperança: a certeza da vinda do Salvador, a instauração de um novo reino, uma nova terra. O céu entre nós, por isso se ascende a vela verde.
- [3º domingo] A alegria: celebrar a vida, a plenitude do amor e da presença de Deus em Cristo Jesus. Neste período, se ascende a vela rósea. 
- [4º domingo] A paz: um fruto da justiça e da igualdade presentes nesse novo reino onde habita a caridade e amor entre nós. A celebração de uma nova vida. Ascende-se a vela branca.

SAIBA MAIS
Segundo a tradição cristã, o dia certo para montar a árvore de Natal é no primeiro domingo do Advento. A decoração costuma também ter uma data fixa para ser desmontada: 6 de janeiro. Neste dia, comemora-se o Dia de Reis, data em que os três Reis Magos conheceram o menino Jesus.

Foto: Cedida

Padre Tiago: “Fiéis são chamados a viver a esperança de um novo tempo”

Canal de Fátima 

Coroa do advento lembra a comunidade sobre o tema a ser celebrado em cada domingo

Publicidade

Veja também