Tempo instável marca início do verão na região

Estação mais quente do ano chega hoje, às 14h28, com chuvas frequentes nos 5 primeiros dias, informa Instituto Climatempo

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 21/12/2017
Horário 11:55

A partir de hoje, exatamente às 14h28, o verão começa em todo o país. Na região de Presidente Prudente, a nova estação chega com promessas de tempo instável e pancadas de chuva frequentes ao longo dos cinco primeiros dias, podendo chegar até a ocorrer tempestades. Apesar disso, a previsão é de que o tempo permaneça abafado na maior cidade regional, com temperatura mínima de 23°C e máxima de 30ºC, nesta quinta-feira. A estação segue até o dia 20 de março, quando se iniciará o outono.

O início de dezembro foi marcado por poucas chuvas, que resultaram em 58 milímetros, no acumulado, sendo que a média climatológica do mês é de 195 mm, conforme apontado pela meteorologista do Instituto Climatempo, Fabiana Weykamp. Contudo, explica que, com a chegada do verão, as chuvas se tornarão mais frequentes e há a expectativa de recuperação do volume de água. Assim, “até o fim do mês é possível que o acumulado se aproxime da média esperada”.

A profissional explica que, diferente do que muitos acreditam, o verão na região sudeste não é apenas de calor. Essa época é caracterizada por chuvas, devido ao tempo seco que a antecede, ou seja, durante o inverno e a primavera. Nesse sentido, expõe que janeiro será o período mais chuvoso do verão, com a previsão de que o volume de chuva ultrapasse a média de 206 mm. Em contrapartida, nos meses seguintes, fevereiro e março, a expectativa é de que as chuvas fiquem abaixo do normal, que é de 196 mm e 133 mm, respectivamente. “Como vai chover menos, espera-se que o calor fique acima da média, pois a chuva não será frequente e, com isso, o calor aumenta”, explana.

 

“No dia de Natal, a temperatura volta a subir, com a previsão entre 23°C e 32°C”

Instituto Climatempo

 

Calor e cuidado

Apesar da grande incidência de chuva, é previsto que o tempo continue abafado em Prudente. Entre amanhã e sábado, a temperatura mínima será de 22ºC, podendo chegar até 32°C. No domingo, será um dia mais ameno, com mínima de 21°C e máxima de 27°C. Finalmente, no dia de natal, a temperatura volta a subir, com a previsão entre 23°C e 32°C.

A partir disso, é possível perceber que, durante essa época do ano, o índice de radiação aumenta, inclusive, nos dias nublados. Com o calor, é normal que ocorra uma transpiração em excesso, que acaba eliminando a proteção natural da pele, segundo a dermatologista Deusita Fernandes Gandia Soares. Além disso, devido ao suor, as pessoas acabam tomando banhos mais vezes ao dia e a profissional alerta, que é preciso tomar cuidado com o uso do sabonete, pois ele também tira a proteção do corpo. “Os produtos que mais espumam são os que possuem mais detergente, que prejudica a pele”, complementa.

Tendo isso em vista, a dermatologista indica a utilização de sabonetes neutros e banhos rápidos. Acrescenta que, após entrar na piscina, o ideal é retirar o cloro do corpo e hidratá-lo. Outra dica para driblar o calor intenso, é vestir-se com roupas frescas, que sejam, preferencialmente, de algodão, pois tecidos sintéticos irritam a pele. “Também é indicado passar repelente em cima das roupas para se proteger de mosquitos e pernilongos; revezar os sapatos ao longo da semana e utilizar meias, pois é comum suar muito nos pés”, explica a dermatologista.

Publicidade

Veja também