Tempo médio de espera para ser chamado no Atende Prudente é de 12 minutos, aponta Prefeitura

Desde que local passou a oferecer todos os serviços municipais até dia 31 de outubro, foram efetuados 5.334 atendimentos presenciais; duração média da assistência é de 10 minutos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 07/11/2023
Horário 14:57
Foto: Prefeitura de Prudente
Atende Prudente realiza média de 356 atendimentos por dia, mostra balanço
Atende Prudente realiza média de 356 atendimentos por dia, mostra balanço

Em 15 dias úteis do mês de outubro, o Atende Prudente realizou 5.334 atendimentos presenciais, uma média de 356 por dia, aponta a Prefeitura de Presidente Prudente. O balanço considera o período a partir do dia 9, quando os serviços foram totalmente transferidos para a unidade, até 31 de outubro. Segundo a Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), o tempo médio de espera para o início do atendimento foi de 12 minutos. Já o tempo de duração da assistência ao munícipe foi de 10 minutos. Em caráter preferencial, foram atendidos 2.202 cidadãos, sendo que o tempo médio de espera para essa modalidade foi de 11 minutos.

Os principais serviços solicitados neste período foram emissão de boletos do programa de regularização de dívidas Pague Já; transferência de pontuação ou identificação do condutor; emissão de credencial de idoso; alteração de nome do proprietário no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano); alteração de endereço imobiliário; e parcelamento de dívida ativa.

A central de contato telefônico da administração municipal, o serviço 156, recebeu 5.337 chamadas, com duração média de 1 minuto e 40 segundos.

Já o canal online, acessado a partir do site oficial da Prefeitura, totalizou 18.316 atendimentos no mesmo mês. Os protocolos em destaque foram a abertura automatizada de inscrição municipal; alterações de dados no cadastro técnico municipal (cadastro dos imóveis); alterações de dados em empresas estabelecidas; e transferência de pontuação ou identificação do condutor.

Considerando todos os atendimentos prestados em outubro, a Prefeitura de Prudente somou 28.897 assistências ao cidadão, entre presenciais e não presenciais.

Atendimentos por pasta

Com relação ao atendimento por secretaria, a Sefin (Secretaria Municipal de Finanças) liderou as solicitações, com 3.423 atendimentos. A Seajur (Secretaria de Assuntos Jurídicos e Legislativos) fez 515 atendimentos; a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), 763; e a Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação), 256.

"Os atendimentos, realizados agora de forma integrada e simples, se tornaram possíveis por conta de uma série de ações de desburocratização de processos operacionais, alinhamento e comunicação entre as várias secretarias", expõe a Prefeitura.

De acordo com Helton Molina Sapia, titular da Setec, uma das pastas responsáveis pela implantação do Atende Prudente, o serviço faz parte das estratégias de Smart Gov. “Com o Atende Prudente, concluímos uma fase importante do projeto Prudente Inteligente, um conjunto de ações de Smart Gov, antecipando assim o futuro na prestação de serviços e atendimento às demandas dos cidadãos. Realizamos uma reestruturação do modelo de relacionamento do poder público municipal com a população, com foco nos canais digitais mais modernos”, explicou.

Ainda conforme o secretário, a forma de atendimento estava defasada em relação ao modelo necessário para que a administração pública municipal pudesse se relacionar adequadamente com o cidadão da era digital, ressaltou Sapia.

O novo modelo de atendimento permite o acompanhamento em tempo real dos indicadores operacionais e adoção de níveis de serviços mais bem definidos. "A prestação de um serviço mais robusto consolida a estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes plataformas, com o objetivo de estreitar a relação entre o atendimento presencial e o atendimento online", menciona a Prefeitura.

Conforme o gerente do Atende Prudente, Jonas Martins, os servidores e o local estão capacitados e disponíveis para atender a população da melhor forma possível. “Aqui no Atende Prudente, o munícipe será recebido em um ambiente confortável e com dignidade”, pondera.

Serviço

O Atende Prudente fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, 342. Para entrar em contato por telefone, basta ligar para 3399-1100. Para ver os serviços disponibilizados pela Prefeitura, acesse a busca de serviços, disponível no site www.presidenteprudente.sp.gov.br, clicando no ícone Carta de Serviços.

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