Tempo quente na política

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 23/09/2022
Horário 03:35

Faltam apenas 9 dias para as eleições. A cada minuto o ambiente vai esquentando. A disputa para a presidência do país é a mais acirrada dos últimos anos, não pelos índices nas pesquisas e sim pelo comportamento da “torcida”. 

POLARIZAÇÃO
Assim como em alguns países, a paixão por candidatos criou algumas denominações próprias baseadas em seus nomes, no Brasil, a extrema direita, nos últimos anos, vem sendo chamada de “bolsonarismo”. É dela que surgiu a polarização política que domina o país antes destas eleições.

TUDO DIVIDIDO 
No momento há uma divisão de pensamento, comportamento e ações, que podem influenciar diretamente na harmonia do dia do voto ou até após os resultados. Nem no futebol vimos paixões tão violentas como a que estamos notando em fatos dos últimos dias.

EXTERIOR E BRASIL 
Munidos de cores que enfatizam de supetão qual é a preferência política, alguns participam de reuniões e movimentos políticos pré-eleição, expondo um padrão de comportamento não recomendável para os meios democráticos. Isso assusta. Com o presidente na Europa, apareceram pessoas lá dispostas a tudo para defendê-lo. No Brasil não tem sido diferente. 

INCRÉDULO 
Na quarta-feira vi, incrédulo, uma notícia sobre um pesquisador do Datafolha ter sido agredido e ameaçado com uma faca por um descontrolado membro desta nova “seita” política. Se recusa a acreditar nos dados da pesquisa e parte para cima de quem não tem nada a ver com isso, um trabalhador. Esquisito! Que paixão é essa?  

ESPERO QUE ÂNIMOS SE ACALMEM 
Ainda tenho mais uma coluna para escrever antes das eleições. Espero que até lá os ânimos não se acirrem e a gente possa pensar num dia de eleição calmo, sem problemas. Afinal, a grande discussão do país é em torno da democracia, então por que não a exercer em sua plenitude, tendo o diálogo e civilidade na linha de frente da conduta e compreensão.

CHUVA E BURACOS 
Dor de cabeça para prefeituras da região. Estamos com um período chuvoso neste início de primavera. Dias correntes com chuvas causam, além das erosões em estradas rurais e locais sem calçamento, também os buracos em ruas asfaltadas. Em Presidente Venceslau apareceram vários deles. 

MURO E PORTAL 
A Prefeitura de Presidente Venceslau já iniciou as obras para a construção de um muro na Avenida Princesa Isabel, no trecho da AABB até a entrada do Parque São Jorge. O mesmo vai separar a área do cemitério da cidade. A prefeita Bárbara Vilches (PV) anunciou inicialmente o muro, mas depois optou também por fazer um portal. Desta forma, o cemitério da cidade passará a ter duas entradas. 

IMPRESSIONANTE A OUSADIA 
Já toquei neste assunto algumas vezes aqui na coluna. Mas é impressionante a ousadia dos traficantes de drogas. A cada dia que passa aumenta o número do “tamanho” das apreensões. Em tempos idos, era difícil encontrar pesagem grande de drogas e na atualidade elas chegam, às vezes, a mais de toneladas. 

OUSADIA MESMO 
Dias atrás perguntei para um policial rodoviário já aposentado se ele havia visto apreensões tão grandes e ele comentou que sim, mas não como os tamanhos atuais. Falou que os traficantes estão, na verdade, sendo ousados, tentando passar pela polícia até com drogas na área interna do veículo sem camuflagem. Comentou que é claro e evidente que serão pegos. 

OUTRO DETALHE IMPRESSIONANTE
Estou com a redação do Blog do Toninho bem próxima do prédio da Delegacia de Polícia de Presidente Venceslau. Daqui saem os presos enviados por delegacias da região para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caiuá.  Impressionante! Todos os dias tem bonde e, às vezes, são duas viagens, cada uma levando até 10 indivíduos. 
 
MORRE JOSÉ DE AQUINO GOMES 
José de Aquino é um amigo de rádio da década de 80. Trabalhava como agente penitenciário. Faleceu nesta semana. Trabalhamos juntos na antiga Rádio Presidente Venceslau AM no período noturno. Era o redator e locutor de notícias. Tinha 67 anos. Deixo condolências à família.

Publicidade

Veja também