Tenha objetivos profissionais

OPINIÃO - Vinicius Oliveira

Data 04/06/2020
Horário 04:37

Você já parou para pensar nos seus objetivos profissionais? É basicamente onde quer chegar com sua carreira. Tem a ver com o status que deseja alcançar na sociedade e a satisfação que quer sentir pessoalmente com seu trabalho.

Quanto antes você defini-los, melhor! Isso deixa mais claras as ações que precisará empreender para o tão sonhado sucesso. Vou exemplificar, mas antes um alerta: se ainda é estudante de ensino médio, não se desespere. O seu objetivo agora é escolher e conhecer muito bem uma profissão.

Vamos ao exemplo. Um jovem de 18 anos ingressa na universidade depois de ter pesquisado e procurado informações sobre sua escolha profissional. Já no primeiro ano, mais ou menos por volta do segundo semestre de aulas, ele desperta o interesse em ser professor universitário. Daí em diante, todas as ações dentro do curso e fora começam a se direcionar para essa carreira.

Cada texto lido, seminário apresentado, projetos desenvolvidos buscam relação daquele momento presente com a prática profissional futura. Ele participa de tudo o que a universidade oferece e fora dela, dentro de seus limites de tempo e espaço, fazendo essa integração com a vida docente tão sonhada. Por isso, definir um objetivo ou uma meta logo no início pode qualificar e auxiliar no seu processo de desenvolvimento.

Definir um objetivo ou uma meta logo no início pode qualificar e auxiliar no seu processo de desenvolvimento

E para que você consiga, duas coisas são fundamentais: primeiro conhecer-se muito bem e segundo saber claramente sobre a profissão e as possibilidades de crescimento.

Busque muitas informações em textos, livros, sites, vídeos e profissionais próximos. Use muito a imaginação para ver se você consegue, ao fechar os olhos, se imaginar, de fato, vivendo a rotina daquele campo de atuação pretendido. Demore um tempo nessas imaginações.

Mesmo que seja importante definir logo os objetivos, não tenha pressa, mas sim foco, atenção, paciência e ação. A vida muda muito e, por vezes, seus objetivos também. É normal. Mas quando isso acontecer, você precisa reavaliar e reorganizar seus passos. Em momentos de muita confusão e sofrimento, consultar um profissional da psicologia e da orientação profissional é muito importante.

 

 

 

Publicidade

Veja também