Teodoro e Bernardes se destacam em regeneração

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 09/02/2017
Horário 10:11



O Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, que monitora a distribuição espacial do bioma, divulgado nesta semana pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), aponta os municípios de Teodoro Sampaio e Presidente Bernardes entre os dez do Estado de São Paulo que apresentaram mais áreas regeneradas entre os anos de 1985 e 2015. Conforme o levantamento, Teodoro Sampaio, que tem área de 155.599 ha (hectares), é a quinta colocada no ranking, com 601 ha recuperados. Presidente Bernardes, com total de 74.896 ha, vem em sétimo na lista, com 490 ha de espaço regenerado no período de 30 anos avaliado pelo estudo.

Jornal O Imparcial Prefeitura de Teodoro convida alunos para promover plantios

A diretora da Divisão de Meio Ambiente de Teodoro Sampaio, Nelci Francisca de Lima, acredita que o bom desempenho da cidade no que diz respeito à regeneração da floresta se deve às atividades realizadas em parceria com o IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), que promove plantios em diversas áreas com a participação de escolas. Ainda cita o plantio de 200 mil árvores feito em 2012, em uma área de 100 ha, para finalização do maior corredor de mata atlântica reflorestado no país, que reconectou as principais unidades de conservação do bioma no Pontal do Paranapanema, a Estação Ecológica do Mico-Leão-Preto e o Parque Estadual do Morro do Diabo. O projeto foi realizado pelo IPÊ, em parceria com a Duke Energy e a Fazenda Rosanela.

Já em Presidente Bernardes, o destaque, segundo o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura, Roberto Shirazaki, é o Assentamento Florestan Fernandes, primeiro do Estado que terá todas as áreas ambientais reflorestadas dentro do Programa Nascentes. O projeto, que visa à restauração de matas ciliares e a proteção de cursos d’água com investimentos públicos e privados, prevê o plantio de 111 mil mudas em 66,80 hectares, em um prazo de cinco anos. Tal trabalho foi iniciado em novembro de 2015. O diretor de Meio Ambiente do município, Fernando Lima, ainda destaca que a administração desenvolve inúmeras atividades de plantios envolvendo estudantes. "Bernardes tem essa expressividade graças a um trabalho realizado ao longo dos anos na recuperação da mata ciliar. É importante que o município continue fazendo esse trabalho", frisa.

 

Regeneração


De acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, o atlas identificou a regeneração de 23.021 ha, o equivalente a 230,21 quilômetros quadrados, entre 1985 e 2015. A área é maior que a das cidades de Santo André e São Caetano juntas, exemplifica. Ainda, destaca que o estudo analisa principalmente a regeneração sobre formações florestais que se apresentam em estágio inicial de vegetação nativa, ou áreas utilizadas anteriormente para pastagem e que hoje estão em estágio avançado de regeneração. "Tal processo se deve tanto a causas naturais, quanto induzidas por meio do plantio de mudas de árvores nativas", expõe.

A fundação expõe ainda que a mata atlântica cobria originalmente 69% da área de São Paulo, ou seja, um pouco mais de 17,07 milhões de hectares. Hoje, restam 2.334.876 de hectares do bioma – 13,7% desse total. De acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais, nos últimos 30 anos foram desmatados 183.133 mil hectares de mata atlântica no Estado. Dos 645 municípios paulistas, 574 têm ocorrência da mata atlântica.

 
Publicidade

Veja também