Terceira idade de felicidade

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 24/09/2025
Horário 04:30

A terceira idade é um momento em que a maioria das pessoas deseja estar sem preocupações, apenas colhendo os frutos ao longo da vida. E esta felicidade pode contribuir até para que os idosos vivam muito mais. Confira dez ideias para ficar mais próximo da felicidade, como se sentir feliz!
Ser feliz, no entanto, não é uma tarefa simples, há um longo caminho. Foque sua atenção no presente. Ficar pensando no passado ou no futuro não é uma boa opção. O passado já passou, claro se possível melhorar situações que antigamente trouxeram dissabor ou mesmo tenham comprometido sua qualidade de vida no presente, o importante é consertar o que deu errado, se não for possível, seguir em frente. O futuro pode haver possibilidades de realizações, mas para isso, é preciso ver como está o presente.
Construa pequenas ações para o dia a dia ser mais leve e sereno. Na terceira idade, nem sempre é possível construir grandes projetos, para alguns, isto pode ser possível. Vemos na história pessoas com 70, 80 anos produzindo muito, entretanto, para a maioria da nossa idade, aqueles que passaram dos 60 anos, as pequenas ações são mais combinadas como nossa rotina e capacidade.
Tenha uma vida equilibrada entre obrigações e divertimento. Para quem trabalhou décadas e não conseguiu fazer o equilíbrio obrigação-divertimento, é chegada a hora de se divertir. Obviamente se ainda executa atividades que geram rendimento, o equilíbrio é fundamental. Realizações, atividades de lazer, são muito importantes. Ficar com amigos, ir a passeios em parques, zoológicos, cinemas, são atividades fáceis de realizar e com pouco recursos.
Faça uma lista de desejos. Sim! Os desejos, nossos sonhos, nossas vontades, quem sabe agora chegou o momento de realizá-los. 
Aprender um idioma novo é possível. Aprender a tocar um instrumento, também é possível, fazer caminhadas nas praias, também é possível. Construir um empreendimento, também é possível. Tudo é possível!
Estabeleça metas e crie formas de atingir o que deseja. Este processo é fundamental para a realização de projetos. Na terceira idade, todo tempo é precioso. Buscar conhecimentos e assessoria que possam ajudar é fundamental. Prazos são feitos para se cumprir. Objetivos são para ser alcançados. Estipular datas é fundamental para alcançar os resultados.
Estude sobre seu tema de atração. Hoje, com a internet, ficou muito mais fácil obter informações daquele assunto que sempre desejou e que durante muitos anos não conseguir entender. A capacitação pode ser feita dentro da própria casa, com auxílio de um computador. Pedir ajudar a filhos e netos não é vergonhoso, afinal, você, como eu, sobrevivemos, em períodos em que a internet nem existia.
Tenha prazos, cumpra as metas.  Se você tem um projeto para realizar, é imprescindível colocar prazos, seja de um dois meses, seis meses, um ano, ou dois anos. Prazos menores exigem mais dedicação que prazos maiores, podem cansar e desanimar. Nada de longos prazos impossíveis de serem cumpridos.
Supere os obstáculos ao longo do caminho. Até aqui, você é vencedor, já superou muitos obstáculos. Provavelmente, você conseguiu uma profissão. Dedicou seu trabalho até a aposentadoria. Criou filhos e chegou bem à terceira idade. Tem experiência para transpor obstáculos. Acredite nisso!
Avalie resultados ao longo do caminho. É importante ver se os resultados são os desejados. Nada de desanimar se forem desalentadoras. Recomeçar é preciso. Lute até que eles sejam os desejados.
E, finalmente, dedique energia, atenção e tempo para ter o quer. Não desanime. Seja feliz! A vida pode ter suas nuances, mas a vida é bela.
 

Publicidade

Veja também