Terminei a faculdade, e agora?

OPINIÃO - Laís Ernesto

Data 12/05/2023
Horário 04:30

Cursar uma graduação é a porta para o mercado de trabalho. Por meio de um curso do ensino superior, o acadêmico é habilitado com conhecimentos teóricos e práticos de diversas áreas do conhecimento. Ser formado em uma faculdade é, para muitos, um grande sonho.
O desafio para quem se forma em uma graduação não termina quando o diploma está em mãos ou, quando o capelo é imposto pela Instituição de Ensino Superior. É preciso estar de olho no futuro. E é aí que surge a dúvida: terminei a faculdade, e agora?
Para aqueles que, durante a graduação, usufruem das possibilidades de atuação como aulas, atividades e projetos práticos, competições, estágios remunerados e não-remunerados, network, entre outros, a possibilidade de atuação no mercado se torna mais acessível.
O fato é que, mesmo formado, o profissional precisa se especializar em uma área de atuação dentro da profissão ou, ainda, se manter atualizado com as novidades do mercado.
Dentre as perspectivas, a pós-graduação é uma excelente possibilidade. Ter um curso de especialização vai contribuir com sua colocação no mercado de trabalho, além de melhorar as chances de bons salários.
Para aqueles que desejam desenvolver ainda mais suas habilidades, as oportunidades de cursos de pós-graduação vão além da sala de aula. Hoje, os interessados contam com cursos presenciais, na modalidade da EAD (Educação a Distância) e também híbridos, em que o pós-graduando conta com aulas remotas e ao vivo, intercaladas com aulas presenciais, além de conteúdos digitais.
As especializações têm uma metodologia atualizada, de acordo com as exigências do mercado de trabalho, unindo teoria e prática. O estudo de casos é um dos diferenciais de muitos cursos de pós-graduação. Com ele o estudante terá todo o conhecimento adquirido por meio de experiências, contextos, interpretação e reflexão sobre os assuntos.
São muitas possibilidades para os novos profissionais, que conquistarão ainda mais destaque no mercado de trabalho com uma pós-graduação. Por isso, é importante tirar do papel o objetivo de se manter atualizado, pois o mundo está em constantes transformações.
 

Publicidade

Veja também