Testagem gratuita de HIV ocorre nesta quarta na Praça 9 de Julho

Munícipes poderão realizar o procedimento no próprio local ou retirar o autoteste para fazer em casa; atendimento é das 8h30 às 14h

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 30/11/2021
Horário 14:21
Foto: Agência Brasil
Teste convencional de HIV é feito com amostra de sangue e fica pronto em até 15 minutos
Teste convencional de HIV é feito com amostra de sangue e fica pronto em até 15 minutos

Com o objetivo de conscientizar a população em relação ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), realiza nesta quarta-feira, das 8h30 às 14h, na Praça Nove de Julho, uma ação de testagem gratuita de HIV (vírus da imunodeficiência humana).

No local, será montada uma tenda da campanha nacional "Fique Sabendo", onde serão realizados os testes, além de distribuição de folders e orientações a respeito da prevenção às ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).

O teste convencional de HIV é feito com amostra de sangue e fica pronto em até 15 minutos.

A novidade é que aqueles que não quiserem fazer o procedimento no local poderão levar para casa o autoteste, que é feito com fluido oral (saliva). O resultado também fica disponível em até 15 minutos.

De acordo com a coordenadora do Programa DST/Aids no município, a psicóloga Gláucia Tavares de Brito, o objetivo desta ação é tentar alcançar pessoas que têm dificuldade de buscar pessoalmente o serviço.

“A intenção é tentar desmistificar o teste, pois muitos têm receio de fazê-lo, mas é importante esse monitoramento da saúde, que deve ser feito pelo menos uma vez por ano. É uma prevenção e também um autocuidado com a saúde”, explica.

No Senac

Outra ação de testagem de HIV será realizada no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) também nesta quarta-feira, das 19h às 21h30, e na quinta-feira, das 8h às 10h, das 13h às 15h30 e das 19h às 21h30.

Centro de testagem

Quem não conseguir realizar o teste rápido neste 1º de dezembro poderá procurar o Ambulatório Médico Municipal, especificamente no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). O serviço fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, nº 2357. Mais informações pelo telefone 3221-1366. O horário de atendimento para testagem é das 8h às 10h e das 13h às 15h. Não é preciso agendar.

Publicidade

Veja também