Testes e orientações gratuitas são oferecidos no calçadão

Ação realizada pelo Hospital Regional incluiu atendimentos nas áreas de enfermagem, farmácia, nutrição, psicologia, fisioterapia e serviço social; evento reuniu 79 colaboradores da unidade

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 17/02/2017
Horário 09:24
Com a correria do cotidiano, são poucos os que dedicam um tempo do seu dia para passar em uma unidade de saúde com a intenção de fazer exames preventivos e saber se o corpo está em ordem. Agora, imagine estar atravessando o calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, no centro de Presidente Prudente, e encontrar tendas que oferecem esses serviços na hora e de forma gratuita? Foi com esse objetivo que o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo mobilizou 79 colaboradores das equipes de enfermagem, farmácia, nutrição, psicologia, fisioterapia e serviço social na manhã de ontem, na Praça Nove de Julho, a fim de oportunizar o acesso a testes rápidos, como aferição de pressão e verificação de glicemia, e orientações quanto à saúde e ao bem-estar. A ação compõe um conjunto de atividades promovidas pela unidade em alusão aos 20 anos de história, comemorados no dia 22 de fevereiro. Durante toda a manhã, 563 atendimentos foram efetuados.

Jornal O Imparcial Equipe do HR também prestou informações para cidadãos

No que tange aos serviços prestados, a coordenadora do Serviço de Nutrição do HR, Vanessa Molina, conta que os transeuntes puderam medir o seu peso, altura e o estado nutricional em que se encontram, além de receber informações sobre a importância de adotar uma alimentação balanceada e saudável. Já o coordenador do Serviço de Farmácia, Marcello Minzoni Kitayama, aponta que os atendidos foram orientados em relação ao armazenamento adequado de medicamentos e o uso correto dos mesmos. "Muitos têm dúvidas sobre com que devem tomar, em qual horário e se o jejum é necessário. Há remédios que precisam ser ingeridos com água, porque o leite, por exemplo, pode interferir no efeito da medicação, já outros têm que ser consumidos após a refeição, pois o alimento ajuda a conduzi-los. Isso varia de caso para caso e, por isso, observar a prescrição do médico é tão importante", expõe.

O enfermeiro do Centro de Educação Continuada, Valdir Petenati Filho, destaca que a equipe de enfermagem realizou os exames de pressão arterial e teste de glicemia capilar. De acordo com o resultado, os colaboradores encaminhavam o paciente para o estande de orientação nutricional e, na eventualidade de uma taxa muito acentuada, ao atendimento em uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Já a coordenadora do Serviço de Psicologia, Ariane Pelossi, denota que os psicólogos ofereceram orientações sobre a importância de também voltar a atenção para a saúde mental. "Não basta cuidar do corpo e esquecer a mente. Ambos precisam estar integrados, pois quando a mente adoece, todo o resto também está sujeito", avalia. A supervisora de Serviço Social, Flávia de Oliveira, enfatiza que os colaboradores se reuniram para prestar informações sobre como proceder quanto a agendamento de consultas, previsão de atendimento e serviços existentes no HR. Além dos mencionados, o coral da unidade, Divina Providência, garantiu o entretenimento dos passantes.

Conforme o diretor administrativo do hospital, frei Jacó Silva, por meio da Assessoria de Imprensa do HR, o evento foi uma forma de agradecimento à população. "Comemorar 20 anos é olhar para trás e perceber que muito foi feito, mas que ainda há muito o que fazer. Milhares de atendimentos, exames, diagnósticos, fomos e somos resposta para muitas pessoas em nossa região", explana. A aposentada Maria Elza Campos Oliveira Góis, 58 anos, ficou satisfeita com o atendimento. "Fiz a aferição de pressão e o teste de glicemia. Eles foram muito atenciosos. Acho importante me prevenir e estar informada sobre a minha saúde", comenta. O pastor Nivaldo de Jesus, 57 anos, também fez a sua parada. "Muito bom. A conscientização é importante, ainda mais para pessoas da minha idade. Fiz os testes e está tudo certinho", pontua.

 

 
Publicidade

Veja também