Tiago Oliveira inicia gestão como presidente mais jovem da Câmara

Aos 34 anos de idade, vereador comandará Casa de Leis no ano de seu Centenário

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 02/01/2023
Horário 10:11
Foto: Cedida
Parlamentar conduzirá o Poder Legislativo no ano de seu Centenário, que será completado no dia 27 de agosto deste ano
Parlamentar conduzirá o Poder Legislativo no ano de seu Centenário, que será completado no dia 27 de agosto deste ano

Em 1º de janeiro de 2023, a Câmara Municipal de Presidente Prudente empossou o presidente mais jovem de sua história, o vereador Tiago Oliveira, aos 34 anos de idade. O parlamentar conduzirá o Poder Legislativo no ano de seu Centenário, que será completado no dia 27 de agosto deste ano.

Os dados com as idades dos presidentes empossados estão atualizados desde a elaboração da LOM (Lei Orgânica do Município). Na ocasião, em 1989, Sérgio Roberto Mele assumiu a Presidência aos 38 anos de idade. O chefe da Casa de Leis que mais se aproximou foi Wilson Portella Rodrigues, aos 37 anos. E o mais velho foi Enio Perrone, aos 68 anos e, em seguida, aos 70 anos.

Neste período, os demais presidentes foram João Altino Cremonezi, aos 50 anos; Dirceu Matheus, aos 59 anos; Paulo Yamane, aos 51 anos; José Hélio Cortez, aos 49 anos; Alfredo José Penha, aos 39 anos; Ed Thomas, aos 41 anos; Wladimir Alves da Cruz, aos 50 anos; Arlindo Munuera Junior, aos 43 anos; Izaque Silva, aos 47 anos; Alba Lucena Fernandes Gandia, aos 63 anos; Valmir da Silva Pinto, aos 50 anos; e Demerson Dias, aos 44 anos.

Membro ativo da Igreja Católica, pregador, palestrante e ministro extraordinário da Eucaristia, Tiago Oliveira está em seu primeiro mandato. Natural de Presidente Prudente, o parlamentar tomou posse nesta 18ª Legislatura aos 32 anos de idade. Morou durante muitos anos na Vila Maristela, onde ainda participa da comunidade da igreja. É autor e presidente da Frente Parlamentar Cristã, de Evangelização, Defesa da Vida e da Família. Casado com Daniela, com quem tem os filhos Lucca e Maitê.

Formado em Educação Física e Pedagogia, é professor de educação física, ensino religioso e filosofia no Colégio Cristo Rei. Estudou a maior parte da vida na Escola Estadual “Prof. Adolpho Arruda Mello”, onde também começou seu interesse por política.

“Vejo a política como um chamado. O chamado aflorou em mim desde a época de escola. No Arruda Mello fui vice-presidente do Grêmio Estudantil, eu sempre tive essa veia política. Meu primeiro chamado para a vida eletiva foi em 2010, quando fui convidado para um partido político e, em 2012, fui candidato pela primeira vez, quando obtive 709 votos. Para um jovem que tinha decidido ser candidato em cima da hora, o resultado foi muito positivo”, menciona o novo presidente da Câmara de Prudente.

Tiago Oliveira foi novamente candidato a vereador em 2016, quando, considera, “bateu na trave”, com 1.418 votos. E foi eleito em 2020, para a 18ª Legislatura, com 1.534 votos.

O vereador também foi Coordenador de Políticas Públicas para a Juventude do município. “Temos quatro Praças da Juventude em Prudente. Na época, trazíamos a população para dentro das praças; realizávamos ações dentro das escolas; e tínhamos o objetivo de atender os jovens e suas famílias”, pontua.

“Não é diferente em meu mandato como Vereador e, ainda mais agora, como Presidente da Câmara. Também queremos trazer os jovens, as famílias, a comunidade para dentro do Legislativo. Um destes instrumentos com que vamos buscar este objetivo é a implantação da Escola do Legislativo, para promover educação política, empreendedora e aproximar o Parlamento do cidadão”, adianta Tiago Oliveira.

De acordo como o novo chefe do Legislativo, o mandato é feito de “boas ansiedades”. “Tive a ansiedade de ser eleito; o frio na barriga da diplomação; a espera pela posse; e depois a primeira sessão. E assim por diante. É boa essa ansiedade, pois cria uma expectativa e a busca por fazer um bom trabalho, dar o seu melhor. Agora estou na ansiedade por colocar em prática algumas ações e pensamentos na condução da Casa do Povo prudentino, no ano de seu Centenário”, aponta.

“Meu trabalho sempre foi em busca pelo bem comum. Venho da Igreja Católica e quero trazer para dentro da política os valores cristãos, que é, principalmente, olhar para o ser humano. É o ponto chave dos meus princípios como ser humano”, finaliza Tiago Oliveira, o vereador mais jovem a ocupar a cadeira da Presidência do Parlamento prudentino.

 

 

 

Publicidade

Veja também