Atraídos por descontos que chegavam à casa dos 70%, centenas de consumidores compareceram ao Prudenshopping na manhã de ontem para a abertura da 25ª edição do Tic Tac, que neste ano reúne 86 lojas e mais de 230 produtos. Para quem não teve tempo de aproveitar as ofertas no primeiro dia, a promoção continua hoje, das 11h até as 19h. A expectativa é de que passem pelo
shopping mais de 35 mil pessoas neste fim de semana.

Previsão é de que mais de 35 mil pessoas passem pelo local
Já na primeira hora do Tic Tac, a movimentação era intensa em praticamente todas as lojas. Algumas delas, como a Exclusiva, precisavam organizar filas na parte externa da loja para evitar tumultos. De acordo com a proprietária Lucimara Zambrini, 38 anos, a loja já chegou a ter mais de 1 km de fila por conta do Tic Tac. "O segredo é sempre oferecer produtos com a mesma qualidade dos demais dias, não apenas aqueles que estavam encalhados no estoque. As pessoas reconhecem isso e todo Tic Tac a loja fica assim, lotada", comenta, enquanto segura uma das promoções mais requisitadas pelas freguesas: uma sandália prateada, avaliada em mais de R$ 300, mas que estava à venda por R$ 99.
A demanda fora do normal para um fim de semana exige que os estabelecimentos façam adaptações, tanto na disposição dos produtos, quanto no número de funcionários. Um dos exemplos é a Anticorpus, especializada em calças
jeans. A loja precisou dobrar o quadro para atender ao público, que já se enfileirava na porta antes 10h de ontem. "Trouxemos mais quatro pessoas de nossa loja de Marília para auxiliar no atendimento aqui", comenta o colaborador, Victor Vitorelo.
Para aguentar a maratona de vendas, o presidente da Associação de Lojistas do shopping, Roberto Nakandakare, lembra que não basta bom preparo físico e planejamento por parte dos funcionários, mas excelente controle emocional. "Tem de ser resistente. Mas ver a loja cheia e as vendas superando as expectativas é tão gratificante que até esquecemos o cansaço", relata.
Paciência
A fórmula para fazer boas compras na promoção se resume a uma palavra: paciência. "A diferença no preço é muito grande. A gente tem que respirar fundo e encarar, porque compensa", diz a administradora de empresa Rosemeire de Almeida, 50 anos, que se diz assídua frequentadora da promoção. "Agora é hora de comprar presentes para a família toda", relata a aposentada Lúcia Helena Russo, 59 anos, enquanto aguardava pacientemente no último lugar da fila para a Anticorpus. "Ainda vou em mais umas quatro lojas. Antes do meio-dia eu não vou embora", comentou, entre risos, às 9h45 de ontem.