Toledo Prudente comemora 60 anos transformando pessoas por meio da educação  

Centro Universitário celebra, no dia 13 de maio, jubileu de diamante; Instituição de Ensino Superior é uma das primeiras da região

Empresas & Negócios - DA REDAÇÃO

Data 13/05/2021
Horário 05:20
Foto: Cedida
Centro Universitário continua entre os melhores do país, segundo IGC
Centro Universitário continua entre os melhores do país, segundo IGC

No dia 13 de maio, a Toledo Prudente Centro Universitário comemora 60 anos de fundação. A IES (Instituição de Ensino Superior) é referência na formação de profissionais no Estado de São Paulo, interior do Paraná e Mato Grosso do Sul, em cursos de graduação, nas modalidades presencial e da educação a distância, pós-graduação e mestrado. E responsável pelos resultados de profissionais, em concursos públicos e na atuação do mercado de trabalho. 

História

 Em março de 1961, Doutor Antônio Eufrásio de Toledo, o Bandeirante do Ensino; e Milton Pennacchi, o jovem e braço direito do educador, chegaram a Presidente Prudente para cumprir mais uma etapa da missão: instalar, na capital da Alta Sorocabana, outra unidade da então instituição Toledo de Ensino.   

No dia 13 de maio do mesmo ano, foi autorizado o funcionamento do curso de Direito, o primeiro da região de Presidente Prudente. A aula inaugural, realizada no dia 29 de maio, marcou o início de um sonho para milhares de jovens da região. Os cursos de Administração e Ciências Contábeis chegaram, em 1970, para somar ao de Direito.  

Avanço na educação  

Nos anos 80 e 90, o processo de autorização, pelo MEC (Ministério da Educação), de novos cursos de graduação, era uma tarefa árdua. Portanto, a abertura dos cursos de Serviço Social (1985) e de Ciências Econômicas (1986), foram muito comemorados. A instituição contou também com a abertura do curso de Estudos Sociais e o de Letras. 

Com o objetivo da educação continuada somada à necessidade de atualização de conhecimentos pelos profissionais, a instituição avançou, em 1986, de forma pioneira, para a pós-graduação.  

Os primeiros anos de 2000 também ficaram marcados com a oferta dos novos cursos de graduação: Sistemas de Informação (2009), Gestão Financeira (2010), Marketing (2011).    

Em 2014, foi credenciada como Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente e, para atender anseios do mercado, lançou três cursos em 2015: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção e Engenharia Civil.  

Em agosto de 2016, Milton Pennacchi, passou o cargo e apresentou Zelly Machado como reitora, que assumiu, em 1º de setembro, a reitoria da instituição. Contando, para esse novo desafio, com o apoio e colaboração dele próprio e das irmãs: Maria do Carmo de Toledo Pennacchi, pró-reitora financeira; e Maria Inês de Toledo Pennacchi Amaral, pró-reitora administrativa. 

Inovação, tecnologia e empreendedorismo   

O Centro Universitário, que sempre teve o espírito inovador e acompanha as tendências do mercado de trabalho, apostou no ensinar e aprender nessas novas frentes: tecnologia, inovação e empreendedorismo. Com isso, as Trilhas do Conhecimento TIE, implantadas nos primeiros termos dos cursos das áreas de Negócio e Tecnologia e Engenharias e Arquitetura, têm o objetivo de formar egressos preparados para atuar nesse novo mundo digital e exponencial. 

O ano de 2019 foi de mais uma conquista: o credenciamento para a oferta da modalidade da educação a distância, além da oferta dos cursos de graduação em Fisioterapia, Educação Física, Gastronomia, Estética e Cosmética e Nutrição. 

E não para por aí, em 2021, o Centro Universitário iniciou uma parceria com a Unisuam, instituição do Rio de Janeiro, para a oferta do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local. A primeira turma já cursa a modalidade.   

Para a reitora da IES, Zelly Machado, unir a tradição do ensino de qualidade com a inovação é importantíssimo para que o padrão Toledo Prudente siga as necessidades do mercado de trabalho.   

“É um grande desafio estar como líder em uma instituição de ensino familiar, em que meu avô e meu pai deixaram este legado sólido, de qualidade e tradicional, muito reconhecido em nossa cidade, região e país. Nos últimos tempos, o ensino superior passou por diversas mudanças, principalmente com relação ao público-alvo. Hoje vemos um jovem inquieto, que quer ser protagonista e, ao mesmo tempo, com um perfil totalmente tecnológico. E somos uma IES alinhada ao mercado e preocupada com o futuro, com a criticidade com o perfil do egresso. Por isso, temos que estar em constante atualização e sempre inovando”, comenta a reitora.   

Resultados   

E em tantos anos, o foco em qualidade está entre os valores da instituição. Fato que é percebido pelos resultados em avaliações do MEC. O último, divulgado em abril de 2021, mostra que o Centro Universitário se mantém entre os melhores do país. Outros resultados comprovam a preocupação da formação efetiva dos profissionais de todas as áreas ofertadas. Entre eles estão todos os seis Selos OAB Recomenda, a alta taxa de aprovação em concursos e no Exame do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), o grande índice de aprovações em concursos públicos e a inserção dos egressos no mercado de trabalho.  

Eduardo Gesse, professor do curso de Direito da Toledo Prudente estudou na instituição e, em 1988 começou a lecionar na faculdade. Para o juiz de Direito, o ensino de qualidade e a ética são características que a instituição carrega desde a fundação. “As mudanças significativas ao longo do tempo estão relacionadas à oferta de ensino de qualidade, como por exemplo, a tecnologia disponibilizada para os estudantes, além do apoio para a titulação dos professores”, completa.  

Adaptabilidade  

 2020 foi marcado pela pandemia de Covid-19 que assolou o mundo.    

A Toledo Prudente, em seu propósito de dar continuidade ao sonho de tantos jovens da região de Presidente Prudente, se adaptou com bases sólidas, humanas e tecnológicas para que os alunos continuassem suas graduações sem a perda de aulas. Para isso, houve muitos investimentos em treinamentos, equipamentos, softwares, laboratórios virtuais, empréstimo de notebooks e a adequação do Centro Universitário para receber os alunos sem colocar em risco a saúde deles, de professores e dos colaboradores.

Com o compromisso assumido por todos que contribuem para a oferta de um ensino de qualidade e fazem da instituição referência na educação, o Centro Universitário compartilha o ideal plantado por Doutor Antônio Eufrásio de Toledo e concretizado por Milton e Marlene Pennacchi.

A reitora completa que “é essa sensação que me provoca e que me dá energia para acordar todos os dias pensando sempre no melhor para a Toledo Prudente, me colocando no lugar do meu pai e do meu avô, como eles tratariam os assuntos, mas com um olhar inovador, próximo das necessidades atuais”.


Milton Pennacchi passou a reitoria para a filha, Zelly Machado, em 2016


Maria Inês de Toledo Pennacchi Amaral, pró-reitora administrativa, Zelly Machado, reitora e pró-reitora acadêmica e Karmo Toledo, pró-reitora financeira


Toledo Prudente investe em inovação, tecnologia e empreendedorismo na formação do profissional


Instituição incentiva a internacionalização de estudantes


IES oferece um ensino de qualidade nas modalidades de graduação presencial e da educação a distância, pós-graduação e mestrado


Instituição é excelência no ensino das áreas de Direito, Negócios e Tecnologia e Engenharias e Arquitetura

Publicidade

Veja também