Tom eleitoral

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 19/02/2022
Horário 04:26

Em dia de caminhada pela região de Presidente Prudente, o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) começou a sexta-feira em Presidente Epitácio. Em sua fala pública de pouco mais de 15 minutos deu o tom da campanha eleitoral deste ano.

FORA POPULISMO
Da sua fala bem construída em causas e efeitos, o Plantão pinçou alguns recados do tipo para quem entende um pingo é letra. Disse que em relação a algumas tomadas de decisões, entre o populismo e o que é certo, o governo paulista ficou com o certo.

INJUSTO E POBRE
No final de sua fala, disse também que a vacina funciona e que a pandemia do coronavírus está sendo controlada. Antes, havia dito que a pandemia criou muitas novas dificuldades e que o Brasil que já era injusto e pobre, ficou ainda mais injusto e pobre.  

NÍVEIS ALTOS
Em dois momentos apresentou números bem expressivos. Primeiro, que o Estado de São Paulo cresceu cinco vezes mais que o Brasil nos últimos três anos. Segundo, que o ensino de tempo integral saltou de 100 mil para 1 milhão e 100 mil alunos.

FEZ, MAS FALTA
O vice-governador falou da felicidade de ver São Paulo caminhando bem. Manifestou preocupação com o Brasil, ao afirmar que o país precisa sair do lugar para ir bem. Porém, admitiu que, apesar do governo paulista ter feito bastante, ainda falta muito.

PRESTA ATENÇÃO
Ao comentar que adora rede social, Garcia disse que não governa por ela. Falou que é preciso ter cuidado com o que fala, já que as decisões dos governantes impactam a vida de todo mundo.

GOVERNO PAULISTA
Além de dizer que o governo paulista tem muita sensibilidade, assegurou ser uma administração municipalista, considerando que as pessoas estão mais próximas das administrações de seus municípios e não dos governos estadual e federal.  

NOME POR NOME
O vice-governador e pré-candidato a governador ocupou quase a metade do seu tempo falando de gestores públicos e de algumas pessoas presentes, citando nome por nome. Agradeceu a prefeita Cássia Furlan (PSDB) e à sua equipe pela recepção.

PRIMEIRO VALETE
Como Cássia já foi primeira-dama de Epitácio quando seu marido foi prefeito, Garcia resolveu classificar José Antônio Furlan com primeiro valete; palavra deriva do francês valet, que designa um empregado doméstico masculino, subordinado a alguém.

NA MESMA ONDA
No bom sentido, essa onda de subordinação sobrou para o ex-prefeito de Teodoro Sampaio, José Ademir Infante Gutierrez que acompanhava a sua esposa prefeita Jandira Sampaio Cavicchini Gutierrez (PSD), mais conhecida como Janda.

BOM TRATO
Dentre os que atuam em “braços” do governo na região foi citado o ex-prefeito prudentino Milton Carlos de Mello, Tupã, gerente regional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

GOVERNADOR REGIONAL
A saudação especial foi para o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), chamado de governador regional e a quem Garcia se referiu como companheiro há um bom tempo, desde que se elegeu deputado e de quem obteve ajuda para conhecer o parlamento.

Publicidade

Veja também