Trabalhadores do transporte começam a ser vacinados dia 18

Inclusão da categoria no cronograma se deu após cobrança por prioridade na vacinação, por se tratar de um trabalho essencial

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 06/05/2021
Horário 04:05
Foto: Roberto Kawasaki
Motoristas continuaram o serviço, considerado essencial 
Motoristas continuaram o serviço, considerado essencial 

Está previsto para o dia 18 de maio o início da imunização contra a Covid-19, de trabalhadores do transporte no Estado de São Paulo. O cronograma ainda não foi divulgado, mas, acredita-se que será dividido conforme as faixas etárias, assim como ocorre com outros grupos prioritários. A inclusão da categoria no cronograma se deu após cobrança por prioridade na vacinação, por se tratar de um trabalho essencial.
O anúncio foi feito no dia 20 de abril, pelo governador João Doria (PSDB), um dia antes da greve organizada pelos sindicatos dos trabalhadores do transporte público de São Paulo. Até então, somente os metroviários e ferroviários haviam sido contemplados com início no dia 11. Desta forma, motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais pressionaram o governo, inclusive, com anúncio de greve e protesto na Avenida Paulista.
De acordo com a “Agência Brasil”, a previsão é vacinar cerca de 165 mil desses profissionais. Wagner Schiavão, presidente do Sintrattepp (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Terrestres de Presidente Prudente e Região), acredita que, na região, o número de profissionais passe de 700, levando em conta o transporte rodoviário e urbano. “A gente fica muito feliz”, afirma. “Mas estamos cientes de que vai ser conforme a faixa etária, comorbidades, não será da noite para o dia que todos serão vacinados”, explica. “Mas estamos confiantes”. 

Serviço essencial

Schiavão lembra que durante a pandemia os trabalhadores continuaram em serviço, considerado essencial, porém, seguindo as normas sanitárias como o uso de máscaras, álcool em gel e uma cortina de proteção para evitar o contato direto com passageiros. “Teve sim uma proteção pela empresa [Prudente Urbano], e acho que o mais justo é o motorista ser vacinado”, expõe. 
Conforme a Prudente Urbano, as cortinas estão presentes em todos os ônibus em conformidade com o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado entre a empresa e o MPE (Ministério Público do Estado). Ainda segundo a empresa que administra o transporte coletivo urbano de Prudente, alguns veículos levam em seus itinerários a seguinte orientação: “use máscara”.

SAIBA MAIS
Para que a vacinação seja mais rápida, o governo recomenda que seja realizado o pré-cadastro no site VacinaJá, que diminui o tempo de espera no momento da vacinação. O pré-cadastro não é obrigatório, e os cidadãos que não puderem preenchê-lo poderão se vacinar normalmente, informando seus dados presencialmente no momento da vacinação.

Fotos: Roberto Kawasaki

trabalhadores do transporte aguardam imunização contra covid em presidente prudente
Alguns ônibus trafegam com orientações sobre uso de máscara

trabalhadores do transporte aguardam imunização contra covid em presidente prudente
Nos itinerários também segue a orientação para uso da máscara

Veja também