A qualidade do serviço de transporte coletivo no Residencial Cremonezi, em Presidente Prudente, está entre as reclamações dos moradores. Dentre os apontamentos estão os atrasos, a localização dos pontos e poucas opções de linhas, que faz com que os usuários embarquem em veículos lotados oriundos de outros bairros. Além disso, os munícipes acreditam que a situação das ruas também interfere no transporte, haja vista que, apesar de asfaltadas, estão com buracos profundos, que acumulam terra e água. Os apontamentos também se estendem à ausência de limpeza em terrenos baldios e o acúmulo de lixo e entulhos nesses locais. Neste cenário, é possível ver restos de móveis e materiais de construção, além do mato alto.
A situação do bairro incomoda a doméstica Aline Santos de Souza, 36 anos, que acrescenta ainda a falta de varredores de rua, o que, segundo ela, força os próprios moradores a limpar as vias. “Nem vejo o varredor passando aqui no bairro, o que ajuda é a chuva que acaba levando um pouco da sujeira e os moradores que limpam”, pontua. Outra reclamação é com a localização dos pontos de ônibus, que “são instalados apenas no entorno do bairro, distantes dos que moram mais no centro”.
As poucas opções de linhas de ônibus no Cremonezi levam a doméstica Valquiria Barbosa, 53 anos, embarcar no bairro vizinho. Ainda assim, ela fala que “acaba entrando em transportes lotados, vindos de outras localidades”. “Tem dia que está tão lotado que o motorista nem para. Aí não tem outro para pegar. Por causa disso, parei de ir de ônibus, vou trabalhar com o meu marido, porque acabava chegando atrasada”, declara.
A demora e os atrasos também são verificados pela cozinheira Daniela Cristina de Souza Silva, 23 anos, que precisa utilizar o transporte público todos os dias. Ela acrescenta que os buracos nas vias atrapalham os carros, além de dificultar o trajeto ao trabalho. “O ônibus que eu pego passa de uma em uma hora. Às vezes, tenho de ir até a avenida para pegar outro, que passa lotado. E as ruas no trajeto estão em um péssimo estado”, aponta.
Resposta aos moradores
Os apontamentos dos moradores foram apresentados à Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), que se manifestou dizendo que a empresa Company Tur Viagens e Turismo (Pruden Express) deverá sanar ou, pelo menos, diminuir os problemas relacionados ao transporte urbano coletivo no setor da zona norte de Prudente.
Quanto à situação das ruas, a pasta não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem. Já sobre os problemas de limpeza, a Secom apenas informou que a coleta é realizada de acordo com a escala, ou seja, na terça, quinta e sábado. Em relação aos entulhos, pontua que é preciso observar se os terrenos são de responsabilidade privada e que nas áreas do município a limpeza é feita com frequência.
Por fim, a pasta sinaliza que os próprios moradores podem efetuar denúncias, ligando no 156, e que o trabalho de conscientização é realizado através de placas e divulgações, por meio da imprensa.