Transporte urbano

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 10/03/2022
Horário 04:10

O prefeito Ed Thomas (PSB) anuncia que o edital de licitação do transporte público urbano de Presidente Prudente está praticamente pronto. Portanto, deverá ser publicado nos próximos dias pela Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública).   

Mais da metade
O anúncio foi feito ontem durante entrevista ao apresentador do Jornal da Manhã da Rádio 101 FM, Joilton Carlos. A empresa SOU Prudente, que opera no momento, tem um contrato emergencial de 180 dias, dos quais já passou da metade.

Coragem de intervir
Conforme o prefeito, ainda que em situação temporária foi dada solução ao problema do transporte público urbano; que sua administração teve a coragem de intervir na empresa que aí estava (Prudente Urbano) e questionou o porquê não foi feito antes.  

Na conta anterior
Outra situação creditada à administração anterior foi sobre as obras emperradas do shopping popular na Praça da Bandeira, sendo que a atual precisou fazer os pagamentos que estavam atrasados paras as empreiteira desta e de outras construções. 

Taxa de fiscalização
O assunto shopping popular, também chamado de camelódromo, entrou na pauta por conta de um boxista que pediu urgência e reclamou que a Prefeitura continua cobrando a taxa de fiscalização, embora estejam sem trabalhar no local desde 2020. 

Pela oportunidade
De acordo Ed Thomas, as obras avançam ainda que não seja no ritmo esperado e que o pagamento da taxa de fiscalização resguarda o direito do boxista ter a oportunidade de voltar a abrir a sua porta para trabalhar no que será o novo shopping popular.

Heranças malditas
Outras duas heranças do tipo malditas foram apontadas pelo prefeito na entrevista: o de ter recebido a Prefeitura sem crédito para comprar a prazo e o sucateamento de máquinas e equipamentos utilizados em serviços de manutenção da cidade. 

Falta trabalhador
A fala foi feita diante da reclamação de usuário da pista de caminhada do Jardim Planaltina, com buracos e mato. Ed Thomas disse que, além de máquinas e equipamentos, ocorre a falta de mão obra suficiente, por conta da Covid-19.

Medidas adotadas
Sobre a falta de trabalhador, disse que alguns estão voltando após serem curados, que já fez concurso público para contratações pela Prefeitura e que será feito concurso para contratações pela Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento)

Leilão de máquinas
Ainda de acordo com o prefeito, novas máquinas e equipamentos serão comprados através de financiamentos. Também fez o anúncio que será feito leilão das máquinas que não tiveram condições de serem recuperadas. 

É de cada um
Sobre problemas com a limpeza pública, o prefeito falou sobre as providências e fez um apelo à população para que limpe as calçadas, dê a destinação correta ao lixo, incluindo móveis inservíveis. Conforme disse, a calçada não é da Prefeitura é da casa de cada um.

Olhando em frente
O assunto com mais tempo de fala foi sobre a greve dos professores pelo cumprimento da Lei Nacional do Piso, ao que deu explicações de caráter administrativo e em certo momento disse não querer voltar ao tempo de 4 a 5 salários atrasados dos servidores.

Publicidade

Veja também