Transtornos viram tema de exposição virtual

Mostra, lançada ontem, conta com 10 peças de Antonio Claudio Bongiovani Filho; elas mostram que, mesmo diante de situações difíceis, há um proveito positivo

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 30/04/2021
Horário 07:40
Foto: Antonio Claudio Bongiovani Filho
Material está disponível no YouTube da Secult 
Material está disponível no YouTube da Secult 

A exposição “Transtorno”, desenvolvida pelo artista Antonio Claudio Bongiovani Filho, foi lançada ontem no canal no YouTube da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente. A produção conta com dez peças que retratam que, mesmo diante de situações difíceis, há um proveito positivo. 
Há seis anos, o artista plástico, que também é publicitário, se desenvolve no campo das artes, mais precisamente no desenho, pintura e escultura. Dentre as telas apresentadas por ele para a exposição “Transtorno”, seis delas foram produzidas no atual período de pandemia do novo coronavírus. “Quero mostrar que o caos também é aproveitável, que um dia cinza também é bonito, ou seja, que os transtornos não são só ruins, pois se você souber aproveitá-los, você também terá benefícios”, explica. 

Produção das telas

As dez telas produzidas pelo artista trazem reflexões cronológicas sobre o “tempo de coronavírus”, velórios, busca do amor, da iluminação, e também faz um retrato da depressão, esquizofrenia e da confusão mental. “Para conseguir aproveitar do transtorno você tem que esquecer todos os conceitos e procedimentos que humanos criaram e querem que você acredite”, explica. 
Para a exposição virtual de suas obras, Antonio produziu todo o vídeo o qual, através de uma narração feita por ele mesmo, é possível compreender a estrutura e intenção de cada tela. 
A exposição “Transtorno” foi contemplada pelo edital da Lei Emergencial Aldir Blanc, que dispõe sobre ações destinadas ao setor cultural no atual cenário de pandemia. 

SERVIÇO
A exposição “Transtorno” está disponível virtualmente no YouTube da Secretaria de Cultura de Presidente Prudente: www.youtube.com/CulturaPrudente.

Foto: Antonio Claudio Bongiovani Filho

Antonio: “Quero mostrar que o caos também é aproveitável”

Veja também