Três dicas para videos profissionais

Maria Ferri

COLUNA - Maria Ferri

Data 23/08/2020
Horário 05:01

Olá! Começo a coluna de hoje passando orientações preciosas de como gravar seus vídeos de forma mais profissional. A primeira orientação é gravar usando um roteiro. Ter um roteiro é importante para nortear a comunicação, para que o discurso fique mais objetivo e focado. É diferente da comunicação entre pessoas, presencial, onde cabe improviso e há interações. No vídeo – exceto Lives – não há interação e o discurso deve ser direcionado, com começo, meio e fim. Também é necessário ter clareza e não fazer rodeios para que a audiência não se perca, pois precisa acompanhar o seu raciocínio.

Capriche no visual!

A segunda dica de como gravar vídeos de forma profissional é cuidar da aparência. Ela também comunica muito. Não é por que estamos em casa que devemos descuidar da imagem pessoal. Vista-se de acordo com a imagem que você quer passar, quer construir na mente da sua audiência. A imagem é uma ferramenta poderosa de comunicação e de venda.

Cuidado com os ruídos

A terceira dica é elimine ruídos. Desligue o ar condicionado na hora de gravar, procure uma sala com menos barulho, feche a janela se estiver ao lado de uma rua barulhenta. Se for em casa, converse com os outros moradores para não dialoguem enquanto estiver gravando pois a conversa pode vazar na gravação. A não ser que o cômodo da casa escolhido esteja longe do ponto das conversas. Outra orientação importante para ter qualidade de áudio nas gravações é utilizar um microfone de lapela. Se a gravação for pelo celular, use um microfone de lapela para celular. Se não dispor desse recurso, uma boa dica é utilizar o fone de ouvido. Ele também pode ser usado para captar áudio nas gravações.

Como produzir conteúdo?

Mas antes de gravar existe um passo: escolher o conteúdo. Se você está sem ideia para produzir seus conteúdos, use os seguintes recursos dos Stories do Instagram:

1 – enquetes: forma rápida para ter um direcionamento do interesse da sua audiência;

2 – caixinhas de perguntas: assim saberá rapidamente o que sua audiência quer saber de você. Também é uma forma muito importante de engajamento.

Gostou da coluna de hoje?  Siga o Instagram @mariaferrioficial para ver mais dicas de marketing digital. Até a próxima!

 

Veja também