Triatleta de PP é 1º lugar no Age Group 35-39, em Brasília, já tem novo desafio

Bruno Alves e outros 5 atletas da IRON3TRI, Paulo Leite, Ana Morano, Carolina Marine, Marcelo Maehara e Osmar Marchioto Júnior enfrentarão em fevereiro, o GP Extreme, em Santa Catarina 

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 15/12/2021
Horário 21:00

O triatleta Bruno Alves, da IRON3TRI – Assessoria Esportiva de Presidente Prudente conquistou o 1º lugar no Age Group 35-39, na prova da Confederação Brasileira de Triathlon, no último dia 5, em Brasília (DF). Ele participou do triathlon na modalidade standard (ou Olímpica), que consiste em 1,5 km (quilômetros) de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.
E em breve, em fevereiro de 2022, Bruno juntamente com mais cinco triatletas da IRON3TRI enfrentam mais desafio, este em Santa Catarina (SC), na cidade de Penha no GP Extreme com a distância de 1000 m (metros) de natação, 100 km de bike e 10 km de corrida. Os demais colegas de equipe são: o próprio treinador Paulo Leite, Ana Morano, @CarolinaCarolina Marine, Marcelo Maehara e Osmar Marchioto Júnior.
Bruno atribui esse primeiro lugar à preparação que ele teve nos últimos dois anos, de continuar treinando, se dedicando semanalmente ao ciclismo, a natação e a corrida. “Agora a gente diminui o ritmo, não muito, mas pensando na prova que faremos em fevereiro. E, a minha expectativa é me manter no triathlon olímpico por mais uns dois anos e tentar melhorar cada vez mais as minhas marcas”, expõe o triatleta de ouro, em Brasília.

A PAIXÃO PELO ESPORTE
VEM DESDE CRIANÇA

Bruno conta que desde a infância já gostava muito de esportes. No triathlon começou há mais ou menos dois anos. Antes disso já fazia natação há muito tempo, mais precisamente por dez anos. “E agora estou me aventurando no triathlon. Essa prova em Brasília foi um referencial pra mim, sabe. Porque foi a primeira vez que participei de uma prova da Confederação Brasileira. E foi muito bacana, porque vários atletas profissionais estavam por lá, o que é uma oportunidade de conversar, trocar experiências com essas pessoas, e conhecer como é esse mundo do triathlon”, ressalta Bruno.

ROTINA PESADA 
DE UM CAMPEÃO

Bruno não conta vantagem quando diz que se dedica ao esporte. Só em ouvi-lo contar sobre, a gente já cansa. Ufa. “Minha rotina é basicamente de segunda, quarta e sexta eu faço corrida. Terça e quinta ciclismo. Terça, quarta e quinta natação. Faço musculação duas vezes por semana e no final de semana normalmente a gente faz uma transição que é o ciclismo mais a corrida”, cita o triatleta.

SAIBA MAIS
Para aqueles que têm curiosidade em saber mais sobre o triathlon, no site tridayseries.com.br tem informações bem bacanas. Segundo ele é um esporte que oferece tantas opções com suas modalidades (natação, ciclismo e corrida) que acaba atraindo cada vez mais atletas interessados em diversificar seu treinamento e também a qualidade de vida. Isso porque as possibilidades nas provas podem atingir qualquer pessoa que queira praticar por seu biotipo, tempo de treinamento, força e diversas capacidades físicas.

AS CATEGORIAS TÊM 5 ESTILOS:


1 - Sprint (ou Short)    750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Um triathlon Olímpico tem 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, logo um Sprint (ou Short) é metade de uma prova de um Olímpico, além de ser bastante indicada para quem está começando no esporte.

2 - Olímpica (ou Standard)    1,5 m de natação, 40 km de ciclismo e 10km de corrida. Leva esse nome porque é reconhecida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e é praticada nas Olimpíadas desde os jogos de Sidney, em 2000. Um bom exemplo de prova onde acontecem os estilos Sprint (ou Short) e Standard (ou Olímpico) é o Triday Series, da mesma organizadora do Ironman.

3 – Ironman    Grande sonho de todo triatleta, é a prova mais famosa que existe hoje no triatlhon. Em 1978, Oahu, Havaí, queriam descobrir qual era a prova exaustiva e quais eram os atletas mais bem preparados para: 3,8 km de travessia de Kailua, 180 km de ciclismo em Oahu, 42.195 m na Maratona do Havaí. A solução foi unir todas em uma e o melhor entre todas seria um “Iron Man”. Em 79 foi realizada a primeira prova e desde então acontecem no mundo todo!

4 - Ironman 70.3    - 1,9 m de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Tão famoso quanto o Ironman, o Ironman 70.3 é uma versão que apresenta uma distância intermediária da prova, funcionando como uma etapa para quem quer passar para a versão mais longa.

5 – Endurance    Existem ainda pelo mundo, provas Endurance com distâncias ainda maiores que o Ironman que chegam a ter dinâmicas diferentes de competição e são muito mais restritas à profissionais do esporte.

(fonte: tridayseries.com.br)

Foto: correprafoto / Brasília
Em Brasília, Bruno participou da modalidade Olímpica (ou standard): 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida


BRUNO CONTA QUE DESDE A INFÂNCIA JÁ GOSTAVA MUITO DE ESPORTES. NO TRIATHLON COMEÇOU HÁ MAIS OU MENOS DOIS ANOS. ANTES DISSO JÁ FAZIA NATAÇÃO HÁ MUITO TEMPO, MAIS PRECISAMENTE POR DEZ ANOS

Publicidade

Veja também