Tribuna da Alesp

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 06/05/2022
Horário 04:29

Nesta semana, em defesa do pleno funcionamento do Hospital de Esperança de Presidente Prudente e região, a deputada Janaína Paschoal (PRTB) fez pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Já conhecia
Sua fala foi em atenção à vereadora Joana d'Arc (PSB), que esteve em seu gabinete, e ao ofício da diretoria do hospital. Janaina disse que, na condição de advogada e professora na área do direito, conheceu o hospital antes de ser candidata a deputada.

Case jurídico
Havia chamado à sua atenção o case jurídico do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) no qual a Cesp (Companhia Energética de São Paulo) promoveu compensações pelos impactos ambientais na região com a construção da hidrelétrica de Porto Primavera.

Ajuda importante
Parte dos recursos foi destinada, de 2009 a 2012, como ajuda para a construção do hospital iniciada em 2002 por iniciativa de voluntários e com a contribuição da sociedade regional em eventos e campanhas para arrecadação de fundos.

OAB e ministério
Na ocasião em que conheceu o hospital, além de ser recebida pela subseção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), esteve com membros do Ministério Público e dirigentes do próprio hospital, em uma visita para conhecer detalhes. 

Diferenciado
Com esse conhecimento, afirmou na tribuna da Assembleia que é um hospital diferenciado, completamente preparado para tratamentos oncológicos, inclusive com ala pediátrica para quimioterapia, o que não é tão comum.

Entendeu mal
Conforme a deputada, o problema naquela oportunidade era o de que o Ministério da Saúde entendia não haver demanda suficiente, conforme as medições para habilitação ou não dos serviços. 

Luta demorada
Por força da burocracia, foi uma luta demorada para conseguir habilitar o hospital para atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Assim que tomou posse como deputada em 2019, ajudou na busca de solução.  

Ajuda de deputados
Disse no seu pronunciamento que, na época, o prefeito Ed Thomas (PSB) era deputado e também trabalhou em prol do hospital, além de outros deputados. Somente no ano passado ocorreu o credenciamento no SUS.

Abraçou o hospital
Na tribuna fez a lembrança de que no ano passado o presidente de República, Jair Bolsonaro (PL), esteve em Prudente para o credenciamento e disse assumir a causa do hospital, de enfrentamento à burocracia e para o pleno funcionamento.

Precisa atualizar
A deputada falou ainda que repasses do SUS estão desatualizados e que é preciso complementação do Estado. Lamentou que hospital de grande estrutura esteja prejudicado de funcionar na sua plenitude por falta de recursos.

Estado e União
Por solicitação da deputada Janaina Paschoal, a sua manifestação será levada pelo serviço de apoio parlamentar da Assembleia ao secretário estadual da Saúde, Jeancarlo Gorinchteyn, e ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. 

Publicidade

Veja também