Trinta trabalhos são apresentados no 21º Enac de Presidente Prudente

Mostra que expõe a beleza da dança será realizada de 24 a 28 de maio no Teatro Paulo Roberto Lisboa com cursos e palestras

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 21/05/2017
Horário 08:54
Facebook Cia. Gumboot
Facebook Cia. Gumboot

A vigésima primeira edição do Enac (Encontro das Artes do Corpo) presenteará o público com a exposição de mais de 30 trabalhos de diversos grupos da cidade e região, apresentando estilos variados de dança. A tradicional mostra que expõe a beleza da arte da dança será realizada de 24 a 28 de maio no Teatro Paulo Roberto Lisboa de Presidente Prudente, no Centro Cultural Matarazzo. O evento gratuito conta com a parceria da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e Sesc Thermas. Na programação, estão cursos, palestras, ateliê coreográfico e espetáculos.

Segundo o professor e bailarino do Espaço Corpo quer Dança, proponente deste evento cultural artístico, a seleção dos trabalhos é importante para que possam além de garantir um evento de qualidade para o público, tenham um panorama de quem são esses grupos, esses produtores de dança que estão no mercado de escolas e não de artistas. Além dele, ficaram responsáveis por esta escolha a bailarina Dulce Cintra e o produtor cultural Celso Aguiar.

Emerson explica que o parecer da comissão de seleção e curadoria levou em consideração o objetivo do Enac, como um espaço de exposição de trabalhos oriundos das diversas formas do fazer da dança. "Assumimos uma grande diversidade de estilos e de níveis artísticos entre os participantes. E alguns trabalhos foram selecionados para compor a noite de encerramento junto a trabalhos do Espaço Corpo Que Dança e Cia. Mudança, no domingo dia 28", expõe o bailarino.

Mais uma vez, a filhinha da casa, orgulho do professor Emerson, a bailarina prudentina Maria Vitória Carolino Cesco, que atualmente integra o elenco da Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville (SC), vem para apresentação especial no sábado (27) e domingo (28).

Inédito

Dentre as atrações da programação da mostra, um espetáculo muito esperado é "Yebo" com a Cia. Gumboot Dance Brasil. Para o dia 25 a apresentação agendada para escolas e projetos sociais já está esgotada com os 600 lugares ocupados. Mas, para o dia 26 ainda está em aberto e as pessoas podem retirar o convite, gratuito, no mesmo dia a partir das 8h na Central de Atendimento do Sesc Thermas.

No sábado (27), às 10h,professores da companhia ministrarão uma oficina de dança estilo "gumboot". "O gumboot é um estilo de dança muito interessante trazendo da África uma mistura de sapateado com percussão corporal e também um pouquinho da dança de rua. É uma releitura de algo que já aconteceu na África e que por meio do Sesc, o grupo traz para o Brasil em apresentação inédita", frisa Emerson.

Ateliê

De acordo com Emerson Euzébio, esse ano acontece o primeiro ateliê coreográfico que tem como ideia conseguir exercitar um processo criativo que vai desembocar numa apresentação no final do Enac. Segundo ele, trata-se de uma experiência a partir da técnica de dança contemporânea onde pretende deixar ferramentas para criação, por isso gostariam que esses grupos mandassem seus representantes para que possam ter um celeiro desses artistas nesse pensamento de uma dança mais independente.

"Nossa cidade precisa de artistas. Temos muitos estudantes de dança, mas poucos artistas. A ideia do ateliê então é termos um olhar para que possamos formar um praticante, um pensador de dança como artista não só como uma atividade complementar", destaca o coreógrafo.

Ele mesmo ministrará a oficina "Da organização à construção de partituras de dança contemporânea" de 24 a 28 de junho sempre às 19h e aos sábados e domingos com horários variados.

PROGRAMAÇÃO

De 24 a 28, quarta a domingo

Oficina "Da organização à construção de partituras de dança contemporânea" com Emerson Euzébio- Ateliê Coreográfico | Sala 6 | Centro Cultural Matarazzo | inscrições- Espaço Corpo que Dança (18) 3221-8715 (Horários: na quarta-feira, dia 24, às 19h / no dia 25, às 19h30 / na sexta-feira, 26, também às 19h30 / no sábado, 27 a atividade será às 14h e no domingo (28) às 10h).

25, quinta

13h30 | Espetáculo Convidado: "Yebo" com a Cia Gumboot Dance Brasil | Teatro Paulo Roberto Lisbôa | Centro Cultural Matarazzo | Restrito a escolas e projetos sociais
 
26, sexta

20h | Abertura Oficial | Espetáculo Convidado: "Yebo" com a Cia Gumboot Dance Brasil | Teatro Paulo Roberto Lisbôa | Centro Cultural Matarazzo | Retirada de ingressos no Sesc Thermas

27, sábado

10h | Oficina de dança estilo Gumboot com professores da Cia Gumboot Dance Brasil | Sala 6 | Centro Cultural Matarazzo | Inscrições (18) 99112-3399

27, sábado

20h | Mostra de dança com grupos selecionados de Presidente Prudente e Região | Teatro Paulo Roberto Lisbôa | Centro Cultural Matarazzo | Ingressos na bilheteria do Teatro a partir das 19h.

28, domingo

10h | Dança em Pauta: palestra com mediador convidado e conversa com os diretores e bailarinos do Enac 21 |SESC Thermas | Aberta ao público

28, domingo

20h | Especial de Dança: Espaço Corpo que Dança, Cia Mudança, Ateliê Coreográfico e convidados | Teatro Paulo Roberto Lisbôa | Centro Cultural Matarazzo | Ingressos na bilheteria do Teatro a partir das 19h.

SELECIONADOS

*Importante: Os ingressos devem ser retirados na bilheteria 1h antes do início.

Sábado (27) 20h

Teatro Paulo Roberto Lisboa

1 - Academia Acqua Viva  - "Variedade Gisele" - Presidente Epitácio

2 - Academia Acqua Viva  - "Único Caminho" - Presidente Epitácio

3 - Adriana Manzano – "Chá oriental" - Bastos

4 - Arte de Rua – "Dancer" - Osvaldo Cruz

5 - Arte Studio de dança – "Footsteps" - Presidente Venceslau

6 - Arte Studio de Dança – "Amarras" - Presidente Venceslau

7 - Base  - "Segundo Plano" - Presidente Prudente

8 - Cia do Corpo   - "Esnoba" - Presidente Prudente

9 - Cia do Oleiro – "Som do meu silêncio" - Dracena

10 - Cia do Oleiro – "Visceral" - Dracena

11 - Cia Lumendança – "Erga-se" - Presidente Prudente

12 – Conceppt – "Estereótipos" - Presidente Prudente

13 - Corpo e Cia – "Memórias" - Presidente Venceslau

14 - Corpo e Cia   - "Entre Nós" - Presidente Venceslau

15 - Corpo e Ritmo – "Indianas" - Álvares Machado

16 - Dança comigo – "Olhares"

17 - Dançar um projeto para a vida – "Não importa a época queremos é dançar" - Presidente Bernardes

18 - Dancing Queens – "Yoncé" - Regente Feijó

19 - Escola Beth Libório – "Dom Quixote" - Presidente Prudente

20 - Escola Ritmos – "Pequenas dançantes" - Álvares Machado

21 - Expressão e Adoração – "Clamor" - Presidente Prudente

22 - Gestos Ballet – "Piratas" – Londrina (PR)

23 - Grupo Ballare – "Hope" - Presidente Prudente

24 - Grupo Beth Libório – "Antes do Sim" - Presidente Prudente

25 - Grupo Black Girls – "No Flex Zone" - Regente Feijó

26 - Happy Soul   - "Expressão entre Estilos" - Regente Feijó

27 – LBV - "Freedom" - Presidente Prudente

28 - Queen Bee - "Meu poder é Black" - Taciba

29 - S3team - "Dab Dance" - Álvares Machado

30 - Urbanu’s – "Two Rhytms" – Presidente Prudente

Domingo (28) 20h

1 - Adriana Manzano – "A hora do recreio" - Bastos

2 - Cia do corpo – "Paciência" - Presidente Prudente

3 - Colégio Prudente "Um sitio diferente" - Presidente Prudente

4 – Conceppt – "Estereótipos" - Presidente Prudente

5 - Corpo e Ritmo – "Espanholas"   - Álvares Machado

6 - Escola Beth Liborio - "Sincronia" - Presidente Prudente

7 - Grupo Ballare  - "Chamas de Paris" - Presidente Prudente

8 - Work Represent – "Primeira Estação" - Presidente Prudente

Serviço

O Espaço Corpo Que Dança está localizado à Rua Dr. João Gonçalves Foz, 1.929, Jardim Marupiara em Presidente Prudente. Informações podem ser obtidas pelos telefones (18) 3221-8715 (WhatsApp), (18) 99112- 3399.

Publicidade

Veja também