Trio prudentino disputa Olimpíada da Juventude

Vitor Nascimento Guaraldo Santos, Bruno Germano Spinelli e Kelves Aparecido dos Santos representam o Brasil em Nanquim

Esportes - Rogério Lopes

Data 15/08/2014
Horário 09:52
 

Presidente Prudente tem figurado em renomados eventos no cenário esportivo nacional e até internacional. E para não "perder o costume", três jovens atletas vão representar a cidade na segunda edição dos JOJ (Jogos Olímpicos da Juventude). São eles: o nadador Vitor Nascimento Guaraldo Santos, 18, e os saltadores Bruno Germano Spinelli, 17, e Kelves Aparecido dos Santos, 16. A competição, que será realizada em Nanquim, na China, estreia amanhã e segue até o dia 28 deste mês.

A delegação brasileira, que defenderá o país em 24 modalidades olímpicas, é composta por 97 atletas. Os JOJ foram criados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), teve a sua primeira edição em 2010, em Cingapura, e são direcionados aos competidores de 15 a 18 anos.

O prudentino Vitor Santos, que nada desde os 6 anos, é um dos representantes brasileiros na China. O nadador, que atualmente defende o Pinheiros e é patrocinado pela Damha Urbanizadora, conquistou a vaga para a competição através da somatória do índice técnico em competições que disputou desde 2013. Ele assegurou um lugar nos 50 metros costas durante o 3º Campeonato Brasileiro Sênior, realizado entre 7 e 10 de maio, no Rio de Janeiro. O nadador fez 25s45 nesta prova da qual competirá nos JOJ.

Segundo o pai de Vitor Santos, Luis Augusto Dassan dos Santos, Guto, ele tem treinado forte e está motivado para começar as provas. "Sabemos que as Olimpíadas reúnem atletas de muita qualidade e com nível técnico elevado. É difícil, mas sei que o Vitor vai dar o melhor de si na prova classificatória", conta.

O nadador estava em Macau, desde o dia 6 deste mês, para um período de aclimatação. Guto revela ainda que a adaptação foi rápida, que o filho já está acostumado com a diferença de fuso horário e a rotina dos treinos no país-sede. "Ele está bem ambientado e junto com os demais colegas de equipe segue os treinos diários", frisa. O pai está feliz, mas muito ansioso pela participação de Vitor Santos no evento. "Cada dia que passa pensamos, falta pouco para começar", finaliza.


Dupla preparada


Além do nadador, a competição terá mais dois atletas de Prudente, desta vez, no atletismo. Bruno Germano Spinelli – disputará o salto com vara – e Kelves Aparecido dos Santos – o salto em distância –, vão colocar em prática a preparação dos últimos meses.

Ambos integram a equipe Fundacte/Centro de Excelência/Semepp e são orientados pelo técnico Dino de Aguiar Cintra Filho, que também está em Nanquim, acompanhando a dupla. Os saltadores treinam na pista Mário Covas da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista).

Kelves Aparecido e Bruno Spinelli obtiveram índice durante a seletiva sul-americana para a competição, disputada entre 17 e 18 de maio, em Cali, na Colômbia. Na oportunidade, o primeiro alcançou a marca de 7,36 m no salto em distância e ficou com a medalha de ouro. Por sua vez, Bruno Spinelli atingiu 4,81 m no salto com vara e também garantiu a primeira colocação e a vaga.

 

 

SAIBA MAIS


VALORES OLÍMPICOS


De acordo com informações do site do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), os JOJ (Jogos Olímpicos da Juventude) foram criados, com o objetivo de inspirar a juventude a praticar esportes e adotar os valores olímpicos. Sua primeira edição ocorreu há quatro anos em Cingapura. Nos Jogos de 2014, cerca de 3.800 atletas, entre 15 e 18 anos, de 204 países, vão disputar uma entre as 28 modalidades esportivas que compõem a competição.
Publicidade

Veja também