Companheiras de clube, a ala Mariana Camargo e a pivô norte-americana Amanda Dowe, do Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed de Presidente Venceslau terão a experiência de estar em lados opostos da quadra. As duas irão atuar na 2ª edição do Desafio das Estrelas da LBF (Liga Nacional de Basquete Feminino), hoje, às 19h, e amanhã, a partir das 13h15, no Ginásio Poliesportivo Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca. Além das duas, também estará no Desafio, o osvaldocruzense Antônio Carlos Vendramini, técnico da Unimed/Americana, que comandará o elenco brasileiro.
Em 2015, o evento ocorre em conjunto com o Jogo das Estrelas do NBB (Novo Basquete Brasil), na versão masculina. A ação é uma realização em parceria entre a LBF e a LNB (Liga Nacional de Basquete). Mariana estará na seleção da LBF Brasil, enquanto Amanda Dowe defenderá as cores da LBF Mundo. Segundo o técnico Flávio Antônio dos Santos e Almeida Prado, foi uma enorme felicidade a convocação das duas jogadoras do elenco venceslauense. "A equipe enxerga com bons olhos, bem como a cidade. A força de todos, de toda uma comunidade. É isso que a gente fica muito feliz", ressalta.
Mariana Camargo conta que, em 2015, completa 20 anos de carreira e é a primeira vez que recebe essa convocação, no segundo ano que o evento é realizado. "Eu fiquei muito feliz. E a equipe também, é um evento, uma festa do basquete. Então vou fazer de tudo para representar bem o time de Venceslau", afirma a atleta, que no clube da região é a que mais atuou na temporada 2014/2015.
De acordo com a jogadora, embora seja uma disputa, o intuito é mesmo a confraternização. "É para ser mais divertido. A gente vai competir, lógico, mas é mais uma confraternização do basquete. E acho que o esporte ganha muito com eventos assim", fala. Do outro lado, estará a norte-americana Amanda Dowe, que está no Brasil há cerca de 10 meses. "Fiquei chocada. Eu não esperava. É a primeira vez que participo de uma competição assim. Vou poder jogar ao lado de boas estrangeiras que atuam no Brasil. Estou muito feliz", diz a pivô, que substituirá a cubana Plutin Tizon, do São José/Colinas Shopping.
Adaptação ao Brasil
A pivô começou a jogar, com 12 anos, ainda na escola. "Atuei também no basquete universitário, que é muito forte nos Estados Unidos. Junto com o basquete, jogava vôlei, mas chegou um momento em que decidi pelo basquete, pois gostava mais e achava que por ser alta, me daria melhor", revela.
A estrangeira pontua que é um grande prazer jogar no Brasil e tem se adaptado bem, mesmo em um curto período. "Existem algumas dificuldades, com a língua e a cultura. Mas estou muito feliz e agradeço a todos que estão sempre comigo e fazem a tradução", pontua a jogadora.
"Jogar em país estrangeiro é sempre diferente. Pois nos Estados Unidos, a gente tem uma visão diferente do jogo. Sei que tenho algumas características, que levo desvantagem para o estilo brasileiro, mas estou procurando melhoras nesses pontos para que eu possa conseguir uma renovação de contrato", afirma Amanda Dowe.
Como vai funcionar
Hoje, as duas Ligas irão realizar torneios individuais simultaneamente. A partir das 19h, homens e mulheres atuarão juntos no Super Desafio de Arremessos, competição de trios formados por um jogador do NBB, uma atleta da LBF e uma lenda do basquete de Franca. Já o Super Desafio de Habilidades e o Super Desafio de 3 Pontos ocorrem separadamente, sendo declarado um vencedor no masculino e outro no feminino. Já o Super Desafio de Enterradas ocorre apenas para os atletas do NBB.
Amanhã, com início às 13h15, serão realizadas as partidas entre as grandes estrelas de cada campeonato. Primeiro, entram em quadra as mulheres. Divididas entre brasileiras e estrangeiras para a realização do 2º Desafio das Estrelas da LBF. Logo em seguida, será disputado o Jogo das Estrelas, que conta com os principais jogadores do NBB, com o confronto entre NBB Brasil e NBB Mundo.
Lista das convocadas
LBF Brasil
Adrianinha (Uninassau/América)
Débora da Costa (São José/Colinas Shopping)
Leila Zabani (Basquete Jaraguá)
Mariana Camargo (Top Therm/Grupo Leonardi)
Iziane Castro Marques (Maranhão Basquete)
Jaqueline Silvestre (Santo André/Apaba)
Clarissa dos Santos (Unimed/Americana)
Tassia Carcavalli (Santo André/Apaba)
Damiris do Amaral (Unimed/Americana)
Isabela Ramona (São José/Colinas Shopping)
Erika de Souza (Uninassau/América)
Fran (Brasília/BasqueteVizi)
Técnico: Antônio Carlos Vendramini (Unimed/Americana)
Assistente técnico: Júlio Patrício (Basquete Jaraguá)
LBF Mundo
Ariadna Felipe (Unimed/Americana)
Amanda Dowe (Top Therm/Grupo Leonardi)
Gelis Gonzales (Maranhão Basquete)
Matee Ajavon (Maranhão Basquete)
Tamera Young (Uninassau/América)
Erica Wheeler (Sport Recife)
Sandora Irvin (Uninassau/América)
Brandie Baker (Sport Recife)
Tiffany Hayes (Uninassau/América)
Toluwani Omotola (Sport Recife)
Sthefany Thomas (Basquete Jaraguá)
Chloe Wells (Apab/Unifeb Barretos)
Técnico: Roberto Dornelas (Uninassau/América)
Assistente técnico: Alexandre Escame (Apab/Unifeb Barretos)
Fonte: LBF (Liga Nacional de Basquete Feminino)