Troca de comando

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 09/11/2022
Horário 04:19

Houve a troca de um major por outro major – ambos da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo – no comando da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) de Presidente Prudente.

DURANTE TODO TEMPO
Deixou o cargo de secretário Luiz Edson de Souza e assumiu Cezar Adriano Gardim Lopes. Com isso, se separaram após 674 dias; desde a posse em 1º de janeiro de 2021. O major Gardim era assessor da Semob.

À FRENTE DE COMISSÃO
Entre outras ações, o novo secretário presidiu a comissão, nomeada em julho do ano passado, para apurar as causas de crise financeira da então empresa concessionária do transporte coletivo, a Prudente Urbano.

JUNTOS NA ACADEMIA
Luiz Edson e Gardim fizeram juntos a Academia de Polícia Militar do Barro Branco e durante as suas carreiras, o primeiro teve sua imagem mais vinculada ao Corpo de Bombeiros e o segundo à Polícia Ambiental. 

SEGURANÇA VIÁRIA
Em 26 anos de Polícia Militar, de 1990 a 2019, fez quatro pós-graduações na própria instituição e participou de outros 16 cursos no mesmo segmento; dentre os quais Gestão de Segurança Viária e Licitações e Contratos.

CIÊNCIAS JURÍDICAS
Sua formação universitária é em Direito, na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Também fez especialização em Gestão Pública de Controle e Educação Ambiental; na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

FAMÍLIAS TRADICIONAIS
Embora nascido em Presidente Prudente, tem a sua vida em Presidente Bernardes. É filho de duas tradicionais famílias bernardenses: Lopes e Gardim. Seu pai: José Antônio Lopes. Sua mãe: Rosa Maria Gardim Lopes.

PRESENTE ANTECIPADO
Sua nomeação como secretário ocorre como presente antecipado em exatamente 1 mês; já que no próximo dia 7 de dezembro irá completar 51 anos de idade. Em Bernardes é diretor financeiro da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

ESPOSA E FILHO
Sua esposa Renata Barreto Lopes é enfermeira oncológica no Hospital de Esperança de Presidente Prudente. Estão casados há 16 anos e têm um filho de 10 anos: Pedro Antônio.

REMANEJAMENTO
O prefeito Ed Thomas (sem partido) disse ao Plantão que fez apenas um remanejamento, com o major Luiz Edson nomeado chefe de gabinete em substituição ao advogado Jonas Martins, agora gerente executivo do Atende Prudente.

O MELHOR AJUSTE
Conforme o prefeito, para por em funcionamento o Atende Prudente é preciso uma pessoa muito técnica. Sobre o novo chefe de gabinete, faz referência ao trabalho de excelência e ao bom relacionamento, desde o tempo do Corpo de Bombeiros. 

EXPERTISE APRIMORADA
Em relação ao novo secretário de mobilidade urbana, a escolha decorreu pelo aspecto da continuidade e pela expertise do major Gardim, que foi aprimorada durante 1 ano, 10 meses e sete dias como o assessor da pasta então conduzida pelo major Luiz Edson.

Publicidade

Veja também