Troca de secretário

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 01/02/2022
Horário 04:12

O prefeito Ed Thomas (PSB) faz a quarta modificação em seu secretariado desde que tomou posse e fez as nomeações no começo do ano passado. Sai o secretário jurídico Jorge Duran e assume o procurador-chefe Pedro Anderson da Silva.

QUAIS AS MOTIVAÇÕES
Para o Plantão, o prefeito disse que a exoneração foi a pedido de Duran e a escolha de Pedro se deu pela confiança, pela expertise, pelo conhecimento, pelo trato jurídico e pela segurança que ele passa à administração e à população de Presidente Prudente.

SERVIDOR DE CARREIRA
Por concurso público, o novo secretário é procurador jurídico municipal há 27 anos. Exerceu a função de procurador-chefe pela primeira vez na administração do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (atualmente DEM) por seis meses.

CONVITE EM 2020
Na gestão do prefeito Nelson Roberto Bugalho (atualmente PSDB) ocupou o cargo durante os quatro anos. Em dezembro de 2020, recebeu convite do então prefeito eleito Ed Thomas e sua posse na atual gestão se deu em 1º de janeiro de 2021.       

NOVA POSSE EM 2021
O Plantão entende que cabe aqui o esclarecimento de que no final de mandato de prefeito não reeleito são exonerados os ocupantes de todos os cargos de confiança; daí na transição de Bugalho para Ed Thomas a nova posse de Pedro.  

MUITO BEM RECEBIDA
A troca de secretário jurídico foi bem recebida nos meios políticos e tudo indica que no âmbito da administração pública, pelo histórico de quem tem a formação técnica em contabilidade, direito, especializações cíveis e mestrado em direitos difuso e coletivo.

SANTA-CRUZENSE
Fora da área do direito, tem a especialização em planejamento e gestão municipal. Pedro é natural de Santa Cruz do Rio Pardo e mora em Presidente Prudente desde 1 ano de idade, quando seus país aqui chegaram para trabalhar nas lojas Singer. 

OUTRAS TROCAS
Trocas de secretários em 2021: Turismo, em abril Priscila Campos por Adolfo Padilha; Obras, em julho Marcos Augusto Fróis por Mateus Grosso; Educação, Sonaira Fortunato saiu em junho e Joana D´Arc entrou em outubro. 

EM ESPECULAÇÃO
Com a troca no jurídico, surgiu a especulação de que o chefe de gabinete, o advogado Jonas Martins, poderia ir para a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento). Então, o secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Edson, assumiria o gabinete e seria sucedido pelo advogado Manoel Félix.

RESPOSTA LACÔNICA
Por mensagem eletrônica, o Plantão perguntou para Ed Thomas se havia procedimento sobre a especulação. A resposta do prefeito foi, como se diz no bom português, lacônica; ou seja, curta e objetiva: Não.

FIM DO RECESSO
Começou em 5 de dezembro e terminou ontem o recesso parlamentar da Câmara Municipal de Presidente Prudente. Então, voltarão as sessões ordinárias e a primeira delas em 2022 será na próxima segunda-feira (7), às 20h.

TERCEIRA EXTRA
Durante o recesso já ocorreram duas sessões extraordinárias, sobre a questão do transporte urbano, em dezembro; e sobre recursos do Fundeb, o fundo da educação básica, em janeiro. Amanhã, às 9h, será a 3ª extraordinária do recesso com 10 projetos do prefeito. 
 

Publicidade

Veja também