Troféu Benjamin Resende da APE homenageia artistas no centenário

100º Sarau Solidário premiará talentos da cidade e região que se destacaram nas diversas linguagens da arte: na música, literatura, dança, artes plásticas, fotografia e cidadania

VARIEDADES - IVE CAROLINE

Data 08/09/2017
Horário 13:58
Márcio Oliveira, Membros da APE se reuniram na terça-feira e ajustou detalhes do Troféu Benjamin Resende
Márcio Oliveira, Membros da APE se reuniram na terça-feira e ajustou detalhes do Troféu Benjamin Resende

No dia 16 de setembro, será realizado o 100º Sarau Solidário da APE (Associação Prudentina de Escritores), desta vez, em conjunto com a 8ª edição do tradicional Troféu Benjamin Resende que homenageia artistas de Presidente Prudente e região. Evento, com entrada franca, será a partir das 19h30, no auditório Sebastião Jorge Chammé, do Centro Cultural Matarazzo. A comissão organizadora se reuniu, na tarde desta terça-feira, na residência de Benjamin, para ajustar detalhes e fazer o levantamento daqueles que se destacaram nas diversas linguagens da arte: na música, literatura, dança, artes plásticas, fotografia e cidadania, que receberão o prêmio.

Segundo o presidente da APE, Carlos Francisco Freixo, o tema não poderia ser outro: “O centenário de Prudente”, por se tratar de um ano muito importante para a associação, que comemora um século de encontro, juntamente com o município.

“O Troféu Benjamin Resende reconhece aqueles que são divulgadores e promotores culturais, e que sempre renovam nosso olhar sobre a paisagem humana de nossa cidade e, ou, de nossa região. Precisamos atentar nossa visão para eles, pois é uma forma de mostrarmos para as pessoas a inspiração que estes artistas nos dão”, reconhece o presidente.

Freixo que também é professor e escritor, ressalta que não só o sarau, mas também a premiação, partem do princípio de que a educação é ferramenta primordial para a formação de bons cidadãos. “Existem pessoas incríveis que, generosamente, mostram ao público a sua percepção artística com muita disposição, pela forma carinhosa, criativa e inteligente em que apresentam seus trabalhos. Precisamos agradecer a todos e reconhecer entre nós aqueles que fazem e, que são nossa inspiração", enfatiza o presidente.

 

Solidariedade

Vale lembrar que o sarau é gratuito, mas a organização pede aos participantes que contribuam com um quilo de alimento não perecível, que será doado a entidades assistenciais da cidade. Os saraus solidários são realizados sempre no terceiro sábado de cada mês, desde 2010, com o intuito de reunir os artistas de diversas modalidades culturais, por meio de intervenções cênicas, música, artes e poesias.

 

O autor do troféu

O dono do nome dado ao troféu, Benjamin Resende, expressa o lisonjeio por tal titulação. O professor, advogado e escritor recebeu o reconhecimento após o sucesso de suas obras literárias lançadas ao longo de sua carreira, entre elas “Raízes Prudentinas”, destacada especialmente por ele.

“Eu achava que não merecia ter meu nome nesta premiação. Meus amigos me mostraram que existem pessoas que têm o dom da escrita, mas não têm a oportunidade de mostra-las para a população e eu vi que este título não era apenas uma homenagem, mas também era uma forma de mostrar a quantidade de artistas que temos. Sinto-me muito feliz por carregar este prêmio”, acentua emocionado Benjamin.

 

Serviço
100º Sarau Solidário e Troféu Benjamin Resende

Quando: Dia 16 de Setembro

Horário: às 19h30

Local: No Auditório Sebastião Jorge Chammé, do Centro Cultural Matarazzo

Entrada: 1kg de alimento

Publicidade

Veja também