Trotes telefônicos comprometem atendimento a emergências

Na região de Prudente, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros somaram 27.830 chamadas falsas 

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 06/08/2021
Horário 04:01
Foto: Roberto Kawasaki
Chamadas falsas prejudicam trabalho de corporações
Chamadas falsas prejudicam trabalho de corporações

Os trotes telefônicos nos serviços de emergência são mais comuns do que parece. Para se ter uma ideia da quantidade de chamadas falsas recebidas na região de Presidente Prudente, a reportagem apresenta números referentes ao primeiro semestre deste ano. Conforme o CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), de 296.963 telefonemas, 24.578 foram trotes; 8,27% do total de ligações. Já o 14º Grupamento de Bombeiros, em Presidente Prudente registrou 3.252 trotes, o que representa 18,02% de um total de 18.039 chamadas. 

Em ambas as corporações, a maioria das ligações falsas é realizada por adultos, mas também há casos em que crianças acionam tanto o 190 quanto o 193. De acordo com o capitão PM Jefferson Paulo Romão, chefe do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), há pessoas que ligam somente para proferir xingamentos aos militares, e outras fazem a falsa comunicação de crime. Existem também aquelas que procuram a PM para falar sobre assuntos não pertinentes ao serviço, ou seja, que não demanda providências da polícia.

“Sempre quando o atendimento 190 está atendendo um trote, ele pode deixar de atender uma outra ocorrência realmente de emergência, e traz um prejuízo para quem está precisando de apoio policial. Além disso, muitas vezes, quando não é possível identificar que se trata de um trote, é cadastrada a ocorrência e uma viatura despachada para o local, o que gera gastos para erário público”, expõe Romão. Nas ocorrências de trotes no Corpo de Bombeiros, 187 delas foram cadastradas e geraram deslocamento de viaturas, pois não foi possível detectar que se tratava ou não de uma ligação falsa. 

Conforme o 1º-tenente PM 1° tenente-PM Marcos Antonio Machado Junior, trotes “mais elaborados” também causam prejuízo financeiro ao Estado, considerando que a cada saída de emergência as viaturas se põem em risco diante do trânsito tentando chegar no menor tempo possível, além dos custos com combustível e manutenção. “Porém, o principal prejuízo é aquele que, enquanto as viaturas estão ocupadas atendendo a um trote, uma ocorrência real pode estar sendo gerada e estas viaturas eram justamente a melhor e mais rápida opção de atendimento e até, em alguns casos, a única opção”, lamenta. 

trotes polícia militar corpo bombeiros presidente prudente
Roberto Kawasaki - Capitão Romão fala sobre prejuízo ao erário público

Cidadão pode ser penalizado

Tanto na Polícia Militar quanto no Corpo de Bombeiros, quando é possível detectar o número do telefone de onde partiu a ligação, dependendo do caso e das consequências geradas, é possível registrar um boletim de ocorrência para que medidas administrativas e/ou penais sejam adotadas.

“Os supervisores de atendimento fazem uma documentação interna informando o número de telefone que tem ligado, a quantidade de vezes e o assunto. As informações são encaminhadas para a Polícia Civil para que seja instaurado inquérito para identificar quem é o proprietário desse número”, explica o capitão Romão. 

Quem realiza o trote para o serviço de emergências pode responder pelo crime dos artigos 266 (perturbação do serviço telefônico) e 340 (falsa comunicação de crime) do Código Penal, além de estar sujeito à multa prevista na Lei Estadual 14.738/2012.

“Fica o apelo de conscientização à população para que não realize trotes nos serviços de emergências 190, 192 e 193, pois estes números são destinados a atender chamados reais, por vezes envolvendo situações de vida ou morte, onde o tempo é valiosíssimo”, salienta o tenente Machado, do Corpo de Bombeiros. “Sabemos que na nossa atividade cada segundo conta para atender quem precisa”.

trotes telefônicos polícia militar e corpo de bombeiros presidente prudente
Roberto Kawasaki - Adultos lideram trotes telefônicos ao serviço de emergência

Ligações ao Corpo de Bombeiros - 1º semetre/2021
Trote adulto Trote criança Sem  qualificação Total
2.428 637 187 3.065
Fonte: Corpo de Bombeiros    
       
Ligações à Polícia Militar - 1º semestre/2021  
Trote adulto Trote criança Total  
18.341 6.237 24.578  
Fonte: Polícia Militar    

trotes telefônicos polícia militar corpo de bombeiros presidente prudente
Roberto Kawasaki - Nos Bombeiros, 187 trotes geraram deslocamento de viaturas

SAIBA MAIS

Central de Ambulâncias: trotes são esporádicos 

Polícia Militar contabiliza 46 mil trotes no Copom

Publicidade

Veja também