Tubos esquecidos valem milhões

O Imparcial há 50 anos

COLUNA - O Imparcial há 50 anos

Data 27/08/2023
Horário 06:49
Foto: Arquivo
Tubos impedem o estacionamento dos veículos de visitantes que vão ao cemitério
Tubos impedem o estacionamento dos veículos de visitantes que vão ao cemitério

(Síntese) Dezenas de tubos remanescentes da construção de nossa adutora foram depositados há anos nas proximidades do Cemitério São João Batista e ali se encontram semicobertos pelo solo. Para um ex-vereador, o material vale alguns milhões de cruzeiros e poderiam ser aproveitados pela municipalidade. A área ocupada pelos tubos é extensa, o que impede o estacionamento dos veículos, que em datas especiais, elevam-se a centenas no local. Antes, os automóveis que se destinavam ao cemitério podiam estacionar num terreno próximo que agora é ocupado pelos veículos pertencentes a estudantes e professores da Apec. A falta de espaço obriga os motoristas a pararem em locais muito distantes, mas isso poderia ser resolvido com a limpeza da área ocupada pelas dezenas de tubos, os quais concomitantemente seriam aproveitados pela Prefeitura. (...)

O fechamento da velha fonte é contestado pela população 
(Síntese) O povo continua bebendo a água da velha mina. Quando dona Yolanda Stefano soube que a mina que fica no Jardim Bongiovani seria interditada, contestou. “Resido há 16 anos na Rua Francisco Fortunato, distante 2 mil metros daqui. E todos de casa sempre beberam desta água. Até agora não ouve falar de ninguém que tenha sido contaminado por ela”, explicou para justificar o seu protesto. Uma inscrição no concreto diz o seguinte. “Fonte São José, água potável, análise do Jardim Bongiovani”. A mina serve à população do bairro e outros adjacentes. Mas uma análise feita pelo Instituto Adolfo Lutz mostra a existência de bacilos gram-negativos do grupo coliformes na água. Ela é, portanto, imprópria para beber, mas o povo não concorda. (...)

Fotos/Arquivo

Mina que o povo não concorda com interdição fica no Jardim Bongiovani

Começou o despejo no Pontal 
(Síntese) A ação de despejo requerida pelo fazendeiro Justino de Andrade contra 83 famílias instaladas na gleba Santa Rita, no Pontal do Paranapanema, começou a ser cumprida na quarta-feira. Viaturas conduzindo 80 soldados do 18º Batalhão da Polícia Militar e da 3ª companhia de Venceslau chegaram à propriedade por volta das 8 horas e sob o comando do coronel Décio Teixeira foi iniciada a primeira etapa. Grupos de milicianos se postaram em pontos estratégicos para analisar a situação. Veículos e pessoas que entravam na gleba eram revistados e armas apreendidas, procurando-se com isso convencer os lavradores a abandonarem a terra. Houve diálogo de ambos os lados, mas a informação de que se desenvolviam negociações em São Paulo entre alguns líderes e a Secretaria de Segurança Pública para dar ganho de causa aos ocupantes da propriedade mantém os moradores irredutíveis.  (...)


Informação de negociações em São Paulo mantém os moradores irredutíveis

Rainha dos estudantes nos visita
(Síntese) Na manhã de ontem esteve em visita a nossa redação e nossas oficinas, a senhorita Ana Maria Luizari que no último dia 18, foi eleita rainha dos estudantes do colégio estadual professora Maria Luíza Bastos. Ela é filha do senhor Jorge Luizari e dona Rosa Camargo Luizari. Ela tem 17 anos, é simpática e muito estimada entre seus colegas. Ao nos visitar Ana Maria se fez acompanhar de dona Neide Luizari, Cláudio José Luizari e do professor Deoclesiano do Carmo, conselheiro de sua classe. (...)

   
Ana Maria Luizari foi eleita rainha dos estudantes do Maria Luíza Bastos

Despejo no Pontal está concluído 
(Síntese) Foi encontrada uma solução para abrigar as famílias desalojadas de suas casas na Gleba Santa Rita, no Pontal do Paranapanema. Através de contratos com as prefeituras, o Serviço de Promoção Social de Presidente Prudente conseguiu a suspensão das aulas em alguns estabelecimentos de ensino de Porto Euclides da Cunha, Santa Rita do Pontal do Paranapanema, onde o pessoal está sendo instalado. A ação judicial, iniciada na tarde de quinta-feira, encerrou-se neste sábado. Os milicianos encontraram facilidade no seu trabalho por não se registrar manifestação entre os pulseiros. (...) 


O repórter Valderi dos Santos consola uma criança cuja família foi despejada 

SOCIAIS 

Coral Villa Lobos apresenta-se hoje, no Teatro Municipal, dentro das programações da Semana da Cultura, que iniciaram ontem. A entrada é franca.

ESPORTES

38 anos depois, a Lusa vai disputar um título paulista
(Síntese) No ano de 1935, a Portuguesa de Desporto sagrou-se campeã paulista pela LPF (Liga Paulista de Futebol), sendo que exatamente naquele ano, o Santos, seu adversário de hoje à tarde, também laureou-se vencedor do campeonato por outra versão, ou seja, a Leci. Hoje, às 16h, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, Lusos e Prajanos serão adversários decidindo o campeonato bandeirante de 1973, porém agora sobre o patrocínio de uma única entidade, a Federação Paulista de Futebol. O Santos, invicto do primeiro turno, teve méritos indiscutíveis na conquista, chegando à condição de finalista do certame, o mesmo acontecendo com a Portuguesa, que foi a grande vencedora do returno sem qualquer derrota, chegando à condição de finalista com absoluta justiça. (...)

Cinema

Cine Presidente, E O CHAMAVAM ESPÍRITO SANTO, com Dick Palmer 
Cine Fênix, DEIXE-ME NASCER, com Sylvia Koscina
Cine João Gomes, A SOMBRA DE UM SORRISO, com Luiz Orlando
 

Publicidade

Veja também