Considerado o maior evento do municipalismo brasileiro, o Conexidades em sua 8ª edição terá entre os expositores a Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), com estande sobre o turismo regional.
MUDANÇAS DO CLIMA
O Conexidades 2025 terá como foco a sustentabilidade e como tema “Cenário de Mudanças Climáticas”, de 4 a 8 de agosto no espaço Expoflora na cidade de Holambra, a única estância turística da região de Campinas, formada por 39 municípios.
POVO HOLANDÊS
Holambra nasceu em 1948 com imigrantes holandeses e recebeu este nome com a junção de Ho de Holanda, am de América e bra de Brasil. Sua emancipação ocorreu em 1971. Em 27 de outubro deste ano completará 34 anos.
100% DOS VOTOS
A cidade de 15 mil habitantes (estimativa do IBGE, 2024) fica a 36 km de Campinas. São 543 km de Prudente. O prefeito Fernando Capato (PSD) foi reeleito em 2024 com 100% dos votos válidos, na condição de candidato único.
ÓTIMA VITRINE
Holambra responde por 40% do comércio nacional de flores e plantas ornamentais e 75% das exportações brasileiras. Seu apelo turístico é comercial e a atração de público pelo Conexidade representam ótima vitrine para o turismo do Pontal.
BOA MOTIVAÇÃO
Certamente, a decisão do presidente da Unipontal – o prefeito euclidense Nenê Lopes (Rep) – em estar presente no evento, que envolve a esfera pública e a iniciativa privada, passou pela oportunidade de uso dessa grande vitrine.
POLÍTICAS PÚBLICAS
O Conexidades é realizado pelo Instituto MultipliCIDADES; uma instituição científica sem fins lucrativos voltada para gerar políticas públicas integradas, estimular gestão com responsabilidade de recursos naturais, incentivo à economia verde, etc.
GINÁSIOS E TEATROS
Em recente atuação de 272 auditores externos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo foram feitos levantamentos sobre a gestão do patrimônio, conservação, manutenção e normas de 152 ginásios de esportes e 128 teatros de cidades paulistas.
EM PRUDENTE
Os auditores atuaram em 226 municípios, incluindo Presidente Prudente com dois espaços públicos: Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, no Jardim Aviação, e o Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, na Vila Marcondes.
CADA DETALHE
O maior índice em apontamentos sobre ginásios foi de 98% sem seguro patrimonial; seguido de 90% de inexistência de sinalização sobre lotação máxima em local visível; 87% sobre alvarás irregulares e 85,5% sem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
MAIORES ÍNDICES
Com relação aos teatros, os maiores índices são de 93,75% sem seguro patrimonial; 86% com alvarás irregulares; 69% sem a vistoria dos bombeiros; 62,50% em outras plantas de combate a incêndio; e 28% sem qualquer sinalização de emergência.
SORTEIO DE CASAS
A prefeita de Iepê, Marta Costa (União), convida prefeitos e demais vinculados à Unipontal para a solenidade de sorteio de 69 moradias no dia 17 deste mês, às 11h, no Ginásio Poliesportivo Prefeito Antonio Menocci.