Turismo regional é tema de audiência pública em Pirapozinho

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 02/12/2023
Horário 09:00
Foto: Cedida | Claudinei Dinello
Audiência pública debate turismo regional em Pirapozinho
Audiência pública debate turismo regional em Pirapozinho

No dia 27 de novembro, uma audiência pública sobre turismo regional foi realizada na Câmara Municipal de Pirapozinho. O evento, promovido pelos vereadores Claudinei Dinello e Jurandir Lima, reuniu representantes de Pirapozinho e áreas circunvizinhas para discutir a possibilidade de adesão conjunta entre os municípios.
Dentre as autoridades presentes, representantes de espaços turísticos, o deputado estadual Mauro Bragato e autoridades municipais de Martinópolis.

Certificada
A Controladoria Geral do Estado certificou Instância de Governança Regional de Turismo Pontal Paulista, habilitando a entidade à celebração de convênios com órgãos estaduais ou municipais.
O CRCE (Certificado de Regularidade Cadastral de Entidade) tem validade de cinco anos e foi peticionado logo após interlocutores regionais e municipais completarem dois anos de atividades na defesa do Programa de Regionalização do Turismo na Pontal Paulista, região turística formada por 13 municípios do Oeste e Pontal do Paranapanema.

Expansão do setor
Segundo Jurandir Lima, coordenador da IGR e interlocutor-presidente da Região Turística Pontal Paulista, “essa certificação é um dos documentos que a associação precisa para apresentar solicitação de parcerias e fomento junto aos órgãos do Estado e principalmente dos municípios pertencentes à região para otimizar os trabalhos na busca da elaboração e execução de planos de ações vigentes”.
O principal objetivo da IGR é a elaboração de um Plano Estratégico Regional de Desenvolvimento do Turismo envolvendo os 13 municípios pertencentes à região turística Pontal Paulista e município vizinhos interessados, articulando esforços com a Secretaria de Estado de Turismo e Viagens do Estado, outras secretarias, entidades de ensino, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Comturs (Conselhos Municipais de Turismo), imprensa e outros.

Mais recursos
Para 2024, a coordenadora de Cultura e Turismo de Narandiba e presidente da IGR-PP, Ester Moraes, informou que foi indicada por deputado parceiro emenda especial no valor de R$ 200 mil, para ser usado no custeio da Elaboração do Plano Regional, “e essa certificação garante que estamos aptos a participar da ação como fiscalizador”, disse.
Moraes pontua ainda, terem solicitado a algumas Câmaras Municipais, que destinem parte de suas emendas impositivas para a execução do Plano de Ação aprovado recentemente em encontro regional, que vislumbra a elaboração de site e material de divulgação para a Região Pontal Paulista, contratação de estagiários, aquisição de mobiliário e realização de formações para o trade como um todo.

Condecoração em Sandovalina
Cinco alunos de Sandovalina foram condecorados por seus desempenhos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O evento foi realizado na Escola Monteiro Lobato.
Foram homenageados:
Ouro: Heitor Figueiredo da Silva;
Prata: Ana Luisa Aureliano de Barros, João Gabriel do Nascimento Lima;
Bronze: Emily Nicoly Rocha da Silva e Lorena Medeiros Sena.

Reprodução | Redes Sociais do Governo de Sandovalina

Alunos da rede pública de Sandovalina são condecorados por seus desempenhos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

É hoje!
Hoje, a partir das 8h, no Distrito de Itororó do Paranapanema, um caminhão passará pelas ruas recolhendo materiais eletrônicos como: baterias, celulares, televisores, computadores, eletrodomésticos, pilhas, rádios, tablets, notebooks, impressoras, monitores, lâmpadas e outros.

Falando em lixo
A Prefeitura de Pirapozinho alerta a população para o descarte irregular de entulhos. De acordo com o Executivo, pode ser caracterizado como crime ambiental jogar detritos sólidos de qualquer natureza em bueiros, ralos de logradouros públicos ou terrenos baldios.

Amanhã tem Futebol Solidário em Pirapozinho
É a amanhã, a partir das 8h, no Centro Técnico Esportivo “Deusimar Rodrigues Damasceno”, a 12ª edição do Torneio Solidário de Futebol. O evento é beneficente, a entrada é um quilo de alimento não perecível.

Dezembro Vermelho
Em prol à campanha Dezembro Vermelho, que tem o objetivo de promover a conscientização e combate à Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), serão realizados testes rápidos para a prevenção do HIV e a Aids em Pirapozinho.
A ação será no dia 8 de dezembro, das 9h às 11h, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), na Avenida Bertasso, 1.981.

Publicidade

Veja também