Uma ação de conscientização e oferta de diversos serviços de saúde, nesta terça-feira, vão marcar as atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro. O evento ocorre das 9h às 12h, na Praça da Juventude e Longevidade Lucas Nalini Paschoalin, da Cohab. É a quarta edição, desta vez organizada pela equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) Cohab.
Neste ano, a ação contará com palestras de vários profissionais, tendo como a palestra principal a da endocrinologista Carolina Rocha Betônico, além dos exames, entrega dos insumos aos pacientes já cadastrados e atividades do Núcleo de Educação Continuada e Permanente da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
Carolina ressalta que 14 de novembro, dia em que é lembrado mundialmente o Dia do Diabetes, é muito relevante para conscientização da população a respeito da doença. “O diabetes mellitus, na maioria dos casos, é uma doença silenciosa, que atinge mais de 8% dos brasileiros. Aproveitamos para lembrar a importância dos exames periódicos e que o tratamento adequado pode prevenir a ocorrência de complicações crônicas que podem afetar o rim, olhos, pés e o coração”.
Conforme Meire Tolosa, gerente da unidade, os profissionais envolvidos têm como meta trabalhar a educação e a prevenção da doença, além de orientar os portadores no controle do diabetes.
O evento contará ainda com o Núcleo de Educação Continuada e Permanente da SMS, com as enfermeiras (os) da Atenção Básica da rede municipal realizando avaliação dos pés, com aplicação da técnica utilizando monofilamentos. “A aplicação da técnica é de suma importância no paciente com diabetes para determinar intervenção precoce em possíveis lesões que os pacientes possam vir a desenvolver, possibilitando desta forma condutas preventivas para evitar tais lesões”, ressalta Ana Claudia Braga, supervisora de enfermagem.
Contudo, o evento faz parte de um projeto voltando também aos profissionais da rede de atenção básica, que teve início em outubro deste ano e seguirá com agenda até meados de 2019.
A ação da Sesau contará com o apoio da Clínica Oftalmolaser, parceria com a Secult (Secretaria Municipal de Cultura), Semepp (Secretaria Municipal de Esportes) e Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e aprovação do governo de Presidente Prudente.
Com Secretaria Municipal de Comunicação