UBS conscientiza sobre prevenção ao diabetes

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 14/11/2015
Horário 00:33
 

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, lembrado hoje, a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab, em Presidente Prudente, realizou ontem uma ação de conscientização, com diversos serviços de saúde à população. O evento ocorreu entre as 14h e 17h, na própria unidade, e contou a participação de aproximadamente 200 pacientes com diabetes que são acompanhados pelo programa de tratamento que é realizado na região do bairro.

De acordo com a gerente administrativa da UBS, Meire Tolosa, a programação contou com palestras de diversos profissionais da área da saúde, como endocrinologista, fisioterapeuta, farmacêutico, enfermeiro e nutricionista. Além das palestras, dois médicos que atendem na unidade realizaram uma avaliação de membros inferiores, com o intuito de prevenir a formação do "pé diabético". "O trabalho foi voltado à educação e prevenção da doença, para orientar os portadores no controle e revelar saídas alternativas para viver bem", destaca a gerente.

Jornal O Imparcial Evento foi realizado ontem com pacientes na UBS da Cohab

Além das pessoas que fazem parte dos grupos da unidade, amigos e parceiros dos pacientes também podiam participar. "Foi aberto para todos os interessados. Orientação e prevenção são os objetivos do encontro", expõe Meire.

Durante o evento foram distribuídos informativos sobre armazenamento, transporte e aplicação correta de insulina. Nilce Pereira de Oliveira, 63 anos, funcionária pública, trata o diabetes há 11 anos e utiliza os serviços oferecidos pela rede para seguir com seu tratamento. "Ser diabético é muito difícil. Temos muitas restrições com comidas e bebidas, e sempre damos uma escapadinha. Eventos como este são importantes para nos alertar e nos mostrar meios de matar a vontade de comer alguma coisa por outros caminhos", comenta.

O aposentado Valter Carvalho, 64 anos, aposentado, descobriu o diabetes há três anos, e desde então segue com o acompanhamento médico e de todo corpo clínico da unidade. "Essas ações ajudam a nos manter controlados. É sempre bom", ressalta.

 

Fora da unidade

O número de diabéticos tem crescido. Fora das unidades de saúde, o Ambulatório de Endocrinologia do HR (Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo) atendeu entre janeiro a outubro deste ano, 156 pacientes com algum tipo de diabete, contra 61 no mesmo período de 2014.
Publicidade

Veja também