UBS de Rancharia é finalista de premiação nacional inédita sobre “cases de sucesso” do SUS

Iniciativa da unidade foi selecionada entre 400 projetos inscritos para o “Prêmio CriAção SUS”, promovido pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 25/11/2023
Horário 07:19
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Case  trata sobre “Estratégia para inserção de DIU por enfermeiras nas ESFs”
Case  trata sobre “Estratégia para inserção de DIU por enfermeiras nas ESFs”

A UBS (Unidade Básica de Saúde) III de Rancharia (Postão), de gestão direta da Secretaria Municipal de Saúde, é uma das finalistas do “Prêmio CriAção SUS”, premiação nacional promovida pelo Ibross (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde) que irá reconhecer “cases de sucesso” implantados no SUS (Sistema Único de Saúde). 

O prêmio, que conta com apoio do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do Instituto Ética Saúde, irá pagar R$ 10 mil para cada um dos autores de projetos vencedores, que serão anunciados no dia 8 de dezembro, durante solenidade em Brasília (DF0. As instituições representadas irão receber um certificado. 

A UBS de Rancharia foi selecionada entre os cerca de 400 trabalhos inscritos no “Prêmio CriAção SUS”, com o case “Estratégia para inserção de DIU por enfermeiras nas Estratégias de Saúde da Família”. 

Inscrito na categoria “Atenção Primária”, o case concorre com outros dois projetos selecionados de serviços públicos de saúde localizados na região de Ribeirão Preto (SP) e em São Paulo (SP). 

“Prêmio CriAção SUS"

O “Prêmio CriaAção SUS”, do Ibross, visa incentivar a implantação de novas tecnologias e de soluções inovadoras que contribuam com o desenvolvimento e o fortalecimento do SUS. A realização do prêmio coincide com os 35 anos da criação do Sistema Único de Saúde no Brasil, pela Constituição Federal de 1988.

O propósito é reconhecer, destacar, incentivar e disseminar as ações e projetos de sucesso na gestão da saúde pública brasileira, implantados pelas diferentes instituições, com a finalidade de solucionar problemas concretos para proporcionar mais qualidade, segurança e eficácia no atendimento aos pacientes da rede pública.

Dos trabalhos finalistas, seis são de serviços públicos de saúde localizados no Estado de São Paulo, quatro do Ceará, um do Rio Grande do Sul, uma do Espírito Santo, uma do Paraná, uma de Minas Gerais e uma de Goiás. 

Um dos critérios levados em conta pelos avaliadores dos projetos inscritos no “CriAção SUS” é a possibilidade de o case ser replicado em outros serviços públicos de saúde pelo país.

Além disso, a comissão julgadora não teve acesso aos nomes das instituições de saúde concorrentes, assegurando total imparcialidade na avaliação dos projetos.

Agora, os 15 trabalhos selecionados passarão pelo crivo de uma banca examinadora formada por especialistas em saúde pública.

SERVIÇO
Todos os 15 finalistas do Prêmio “CriAção SUS” podem ser conferidos no site do Ibross (ibross.org.br).

Foto: Cedida


UBS de Rancharia é finalista do “Prêmio CriAção SUS”, premiação nacional promovida pelo Ibross 

Publicidade

Veja também