Um azul para não ficar no vermelho

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 12/11/2025
Horário 04:30

Novembro Azul é mais uma data importante no nosso calendário. Trata-se de uma campanha com ampla divulgação nacional, tanto de serviços públicos como de ONGs (organizações não governamentais) e hospitais, cujo objetivo é alertar sobre a saúde masculina e se prevenir, especialmente contra o câncer de próstata.
O mês serve para alertar a sociedade, os homens, sobre a importância de cuidarem da sua saúde no aspecto integral, incluindo a saúde mental e de buscar orientação médica.

Objetivo e atividades principais no mês de novembro:
1- Combater o preconceito
O movimento também visa diminuir o preconceito que existe em relação à busca por serviços de saúde por parte dos homens.

2 - Orientação à saúde
Durante o mês de novembro, são realizadas amplas ações para orientar os homens sobre adquirirem hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada em frutas, legumes e verduras.
Também ter atividade física regular e apropriada para a idade. Sempre é bom lembrar, após avaliação médica.
E, por fim, as orientações devem ser além de incentivar a realização de exames de sangue, glicemia, bem como testes rápidos para outras doenças, como HIV, sífilis e hepatite.

3- Saúde masculina integral
A campanha busca, portanto, promover a saúde do homem de forma mais ampla, abordando não só as doenças físicas, mas também a saúde mental e o bem estar geral.

4- E a prevenção do câncer de próstata
O foco principal é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é uma doença que preocupa e apresenta números expressivos no país.

Fatores de risco
Os principais fatores de risco para o câncer de próstata incluem a idade acima de 50 anos, histórico familiar de câncer, raça negra e estilo de vida - especialmente obesidade e sedentarismo.
Importante anotar que alguns fatores não são modificáveis, como a idade, histórico familiar e raça. Já outros fatores de risco ao câncer de próstata podem e são modificáveis, como sobrepeso, obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada, tabagismo e ingestão de álcool.
A família tem papel muito  importante neste processo, não só no mês de novembro, mas durante o ano todo, pois além da esposa, os filhos, netos, noras, genros e amigos devem contribuir.
Ah, homens: não deixem para depois, pois a sua saúde é o principal motivo para uma família feliz.

Publicidade

Veja também