Um encontro de tradição nacional

Orquestras da região se reúnem no dia 6 de dezembro encontro “tipicamente brasileiro”

VARIEDADES - PEDRO SILVA

Data 03/12/2019
Horário 05:36
Cedida: Orquestra Municipal de Viola de Presidente Prudente será a anfitriã do encontro
Cedida: Orquestra Municipal de Viola de Presidente Prudente será a anfitriã do encontro

Um som tipicamente do interior do país vai estar no Teatro Paulo Roberto Lisbôa, em Presidente Prudente, para o 1º Encontro Regional de Orquestras de Viola, no dia 6 de dezembro, às 20h, com entrada franca. Serão cinco orquestras da região, e mais a Orquestra Municipal de Viola com regência do maestro Anselmo Ferreira da Silva, que será a anfitriã do encontro.

Segundo Denilson Biguete, da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), o evento será realizado por conta da aprovação de um projeto enviado para a APAA (Associação Paulista de Amigos da Arte), quando R$ 15 mil foram disponibilizados para o evento. “Serão R$ 3 mil reais entregues para cada orquestra”, comenta.

O encontro vem para manter a tradição da viola viva e ativa na região. “Em meio a tanta tecnologia e a linguagem moderna na música, essa cultura raiz e genuína brasileira fica um pouco apagada. Então, esse encontro propõe a conversa, para troca de ideias e experiências”, destaca Denilson.

O Encontro Regional de Orquestras de Viola Caipira irá fomentar e difundir esta linguagem artística da cidade, e permitir maior visibilidade às ações da Orquestra Municipal de Viola de Presidente Prudente que também irá compor a programação.

Biguete pontua que o encontro pode criar um circuito, que se inicia com os grupos de Presidente Prudente, Santo Anastácio, Presidente Bernardes, Mirante do Paranapanema, Tupi Paulista e Adamantina.

A proposta de reunir violeiros da cidade e região foi selecionada no Programa Juntos pela Cultura/Estado e Prefeituras – Tradição SP 2019, tendo como objetivo ressaltar a importância da viola caipira enquanto expressão artística cultural coletiva e destacar a sua história como símbolo da identidade da cultura popular brasileira em nossa região.

A execução do evento é do Programa Juntos pela Cultura e Amigos da Arte; corealização do Governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O evento será realizado com entrada gratuita, respeitando a capacidade de público do local.

 

Confira as orquestras participantes da do encontro:

Orquestra

Cidade

Orquestra Municipal de Viola

Presidente Prudente

Orquestra de Viola Caipira Anastaciana

Santo Anastácio

Grupo Rancho Alegre de Viola

Presidente Bernardes

Orquestra Municipal de Viola Caipira

Mirante do Paranapanema

Orquestra de Viola

Tupi Paulista

Orquestra Adamantinense de Viola Caipira

Adamantina

 


 

Publicidade

Veja também