Um gesto que parece pequeno, mas salva vidas...

EDITORIAL -

Data 21/05/2023
Horário 04:15

O leite materno tem tudo que o bebê precisa até o sexto mês de vida. Mesmo nos dias mais quentes, de verão, não é preciso dar água, chá, suco ou qualquer outro líquido. Ele contém todos os nutrientes em qualidade e quantidade necessárias para o crescimento e o desenvolvimento adequado da criança.
Na primeira hora de vida, o aleitamento materno é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, o que diminui o risco de hemorragia, auxilia na redução do peso e no risco de câncer de mama e de ovário. E, além das questões de saúde, já que previne diversas doenças (reduz o risco de diabetes, hipertensão e obesidade na vida adulta), a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. Neste momento, ocorre aquela doce troca de olhares... O bebê se sente amado e a mãe, grata pelo “presente” concebido.
Porém, por diversas razões, nem todas as mulheres podem amamentar. E milhares de bebês no país dependem das doações vindas dos bancos de leite humano para ganhar peso e deixarem o hospital.
O leite doado atende bebês com os mais diversos perfis, sendo que a maioria está internada em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) neonatais, com alguma patologia (respiratória, cirúrgica, neurológica, infecciosa), ou nasceram prematuros. 
Em Presidente Prudente, o BLH (Banco de Leite Humano) possui, no momento, 40 doadoras cadastradas, quando o ideal seria ter de 80 a 100 voluntárias. Conforme matéria divulgada nesta semana, houve uma queda de 40% no volume de doações em abril. Hoje, o estoque é de 53 litros. Se o local contasse com o número esperado de doadoras, seria possível manter um estoque de entrada de 150 litros por mês.
A proximidade do frio e das férias também preocupa, já que muitas pessoas logo devem sair viajar ou, simplesmente, preferem ficar em casa nesta época, já que elas não têm tanta disposição para “ordenhar”.
Para doar, basta estar amamentando, ser saudável e não fazer o uso de nenhum medicamento que interfira na amamentação. A orientação para a ordenha é dada nas casas das doadoras, além de ser entregue a elas o vidro esterilizado. São, também, os funcionários do Banco de Leite que recolhem as doações em um roteiro pré-estabelecido semanal. Após a coleta, o leite é analisado, passa por processo de pasteurização e é submetido a controle de qualidade antes de ser fornecido aos bebês internados nas unidades neonatais. 
Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar estes pequenos. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado. É mãe? Está amamentando? Pratique o amor e a solidariedade... Um simples gesto, com um significado enorme: salvar vidas!
 

Publicidade

Veja também